Comunicação digital em tempos de Coronavírus

um computador aberto para definir uma comunicação digital com uma máscara em cima do teclado que significa a prevenção ao coronavírus

Eu sei que muita gente tem falado e muito sobre o Coronavírus ou Covid-19 na internet. Mesmo porque é o assunto do momento e precisamos sim, falar para ajudar na prevenção.

E no artigo de hoje eu trago a discussão que, devido a chegada do coronavírus, muitas pessoas passaram a olhar e se importar mais com a sua comunicação digital perante a essa situação.

 

Nunca na história do mundo, poderíamos imaginar que devido a chegada do Coronavírus, a força do digital iria crescer e ser aceita até por aqueles que se diziam céticos na sua utilização e resultado.

Precisamos passar por um momento delicado onde, por uma questão de prevenção, um vírus fez o mundo parar e isolar as pessoas dentro de casa para que todos passassem a olhar a comunicação digital com outros olhos.

Tudo fechou. Parou. O comércio, lojas, parques, ruas.

E o que veio junto com essa paralisação necessária? O medo, desespero, angústia. Porém, ao mesmo tempo, todo mundo passou a se comunicar de uma mesma forma: pelo DIGITAL!

Empresários, empreendedores e instituição de ensinos tiveram que lidar com a mudança repentina de seus planos depois de afetados pelo Covid-19. Aqueles que até semana passada não investiam tanto assim em sua comunicação digital, passaram a planejar conteúdos e vendas, focados para o online para evitar ao máximo as perdas e prejuízos durante a quarentena.

Estamos descobrindo, juntos, o poder que o digital tem e com isso, buscando alternativas e oportunidades de estar mais próximos e conectados. Alternativas para não parar o jogo e nem desanimar.

Muitos que tinham cursos presenciais agendados, assim como eu tinha, tiveram que transformar em online. Muitos que atendiam em consultórios, escritórios e locais fechados tipo coworking, tiveram que encontrar formas de se comunicar com seus pacientes e clientes por meio do online.

Professores tiveram que largar o giz de cera e passar a usar o celular para gravar as aulas para que os alunos e acadêmicos não perdessem o ano letivo.

Bem-vindo ao trabalho remoto

Muitos foram apresentados, a nova forma de trabalho remoto, o conhecido home office e com isso, passaram a usar mais ferramentas e serviços digitais que ajudam e muito na organização, planejamento e resultados de cada negócio para que não sejam prejudicados.

Muitos tiveram que se reinventar, se testar, se conhecer novamente perante ao digital.

Para muitos ainda é novidade. Ainda é complicado ficar parado, por tempo indeterminado, tento que esperar o vírus passar. Aprender novas tecnologias em curto tempo para fazer o trabalho andar. Mas é necessário começar, pois não sabemos quanto tempo ficaremos remotos.

Falo isso, pois para o meu pai, por exemplo, está sendo complicado a ausência das saídas devido ao Coronavírus. Ele que é advogado autônomo, vive na correria de fórum, escritórios, reuniões, clientes e ainda, acostumado a fazer seus exercícios físicos ao ar livre, para ele está sendo bem desafiador essa fase da “desaceleração”.

Mas por outro lado, fez ele enxergar meu trabalho com mais admiração e respeito sabia?!

Ele que sempre teve receio dessa minha forma de trabalho home office, mentorias via videoconferências, projetos a curto prazo, empreendedorismo digital teve que se render as aulas express comigo de zoom, trello e LinkedIn.

Hoje, ele vê que o que eu sempre defendi e bati na tecla de que todo mundo tem que estar no digital senão a sua empresa e você não existem, ficou mais claro e necessário do que nunca.

Ele tem usado muito a comunicação digital. Não só ele, como muitos de nós, temos usado com mais frequência e a tendência é que a partir desse fato ocorrido, seu consumo aumente.

Eu mesma, devido ao isolamento e por acreditar no poder da comunicação e posicionamento digital e trabalhar com isso, aumentei minhas lives no instagram, meus conteúdos, artigos e publicações nas redes sociais e no meu site. Tudo para tentar ajudar, compartilhar e solucionar dúvidas e preocupações que qualquer pessoas possa vir a ter devido a essa situação.

A comunicação digital veio para agilizar os processos e trabalho, tranquilizar a população, mesmo com as fakes News na área, compartilhar conhecimento e experiências e dar oportunidades aqueles que até então, não eram lembrados, vistos e conhecidos. E ainda, oportunidade de conhecer novos caminhos.

Claro que tudo nessa vida, temos que ter responsabilidade. E como tudo que é usado em excesso, causa danos e problemas também.

Estou falando da conhecida “obesidade de informações”, tema que já escrevi aqui. Com as pessoas isoladas, mais tempos conectadas, mais conteúdos sendo gerados, acaba que fica humanamente impossível acompanhar tudo que está acontecendo no ambiente digital.

Mas para aqueles que desejam aproveitar para aprender e tentar algo novo como sair da zona de conforto e quem sabe produzir um curso online, começar a fazer lives, webinar para dividir ideias e dicas e com isso, ajudar quem precisa, já sai ganhando na adaptabilidade e novos formatos de renda, com certeza.

Aproveite para se posicionar e fortalecer sua marca pessoal

Sim! Essa é sua oportunidade de fazer com que as pessoas saibam mais sobre você e seus produtos, serviços, ideias, opiniões.

Esse é o momento de você se posicionar perante sua audiência e com o público que está presente nas redes sociais.

Como eu disse anteriormente, apareça mais, converse com as pessoas, se relacione dentro das comunidades digitais. Trago conteúdos que possam ajudar, colaborar e principalmente, reforçar sua marca. Essa é a horta de você fortalecer confiança e empatia junto a quem te acompanha.

O Covid-19 mudou nossa comunicação

Admite que, com a chegada do coronavírus, muitas pessoas passaram a olhar e se importar mais com a sua comunicação digital perante a essa situação. E mais do que para o digital, fez com que as pessoas pudessem agora, entender o que muitos que trabalham no digital, assim como eu, fazemos dentro desse mundo online e a importância de se posicionar, mais do que nunca agora, no online.

Vida longa ao digital. Ao online!

E aí, como você tem aproveitado o digital?

 

E não se esqueça: LAVEM AS MÃOS E FIQUEM EM CASA!

3 comentários em “Comunicação digital em tempos de Coronavírus”

  1. Pingback: Conheça os 8 C’s para uma Comunicação Digital mais eficiente - Alessandra Frazão

  2. Pingback: Saiba qual é o segredo para ter um conteúdo e escrita que engajam! - Alessandra Frazão

  3. Pingback: Sua comunicação precisa se tornar protagonista - Alessandra Frazão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *