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Artigos no LinkedIn: valorize e escreva, por favor!

Sei que quando você decidiu entrar no LinkedIn, além de ver vários posts com estratégias de como usar a rede, deve ter ouvido por ai, que artigos na rede não engajam tanto quanto antigamente, certo?

Tenho certeza que ouviu ou leu isso, pois direto vejo posts falando sobre eles na rede.

E o que quero aqui é além de chamar a sua atenção, te provar que esse formato vale muito a pena apostar sim e que eles contribuem demais para a sua Marca Pessoal, Posicionamento e Comunicação Digital.

Sei que no começo, alguns travam na hora da produção por acreditarem que é necessário algo mirabolante, técnico ou longo demais para publicar.

Já te respondo que não é preciso nada disso! E vou te mostrar por meio desse artigo aqui.

Vem comigo!

Invista nos artigos no LinkedIn pelo bem da sua Marca e Marketing Pessoal

Antes de qualquer estratégia ou algo do tipo, tenho que te alertar para a grande oportunidade que você pode estar perdendo quando não escreve seus artigos.

Vamos a alguns motivos para começar:

  1. – Escrever artigos, te ajuda e muito no aperfeiçoamento da prática da escrita criativa;
  2. – Ajuda na busca de novas ideias de conteúdos;
  3. – Os artigos contribuem para um comunicar melhor da sua experiência e técnica na sua área;
  4. – E por falar em Marca Pessoal e Comunicação, quando você escreve um artigo, você está fortalecendo seu potencial, habilidades e divulgando seu diferencial, te destacando ainda mais para os usuários na rede;
  5. – Você se torna referência na sua área e carreira;
  6. – Publicar artigos no LinkedIn gera confiança, credibilidade e conexão junto as pessoas que os leem;
  7. – Quando você utiliza esse recurso dentro da rede, você gera engajamento e visibilidade para o seu perfil e imagem dentro da rede.

Contra fatos e dados, não há argumentos e discussão, certo?

Se tem uma coisa que eu adoro fazer para reforçar meus argumentos e ideias, é utilizar dados importantes para convencer de fato você sobre a real importância do que estou falando. Sério, acredite nesses números para você gerar resultados com seus artigos.

A empresa Opinion Box lançou uma pesquisa inédita sobre o comportamento dos usuários dentro do LinkedIn: é a Pesquisa LinkedIn no Brasil 2021 e se liga nesses dados:

  • 51% usam a rede para ler os artigos
  • 46% usam para curtir os conteúdos que interessam
  • 27% utilizam para comentar conteúdos que chamam a atenção
  • 61% usam o LinkedIn para acompanhar conteúdos e fazer networking que para postar
  • 65% acreditam que os conteúdos do LinkedIn são relevantes para crescer profissionalmente

E ai, depois desses dados, você ainda vai perder a oportunidade de nadar e mergulhar nesse marzão azul de possibilidades que é o LinkedIn? Acredito que não, certo?

Faça parte dos 2% exclusivos

Você pode se tornar um perfil exclusivo dentro do LinkedIn sabia? Não sei se você sabe, apesar de sermos mais de 774 milhões de linkedianos no mundo e desses, mais de 50 milhões são brasileiros, pasme, mas apenas 2% dos usuários dentro da rede se utilizam da produção de conteúdo para fortalecer sua imagem e marca no LinkedIn.

Motivos por ser tão baixo assim?  São vários!

O tal medo de publicar, os receios de críticas e julgamentos, não saber o que escrever, por onde começar, acreditam que seus conteúdos não são tão bons assim para estar na rede. Ainda tem a autossabotagem e desculpas para não começar a testar ou dar um primeiro passo, nesse caso, escrever uma primeira linha que seja para mudar os resultados.

E as vantagens e desvantagens dessa porcentagem podem determinar os seus resultados. Sabe como?

A desvantagem é que muitos acreditam que pelos artigos não engajarem tanto na rede, não é preciso “perder tempo” em escrever artigos e por isso que a produção não aumenta prejudicando assim, esse recurso dentro da rede e o aumento também de “gurus” falando para você não seguir esse caminho. Ledo engano meu querido (a).

Porém, a vantagem de se escrever no LinkedIn é a mais interessante possível. Por se tratar de apenas 2% de usuários produzindo conteúdo, você deve acreditar que é uma baita oportunidade de você aproveitar e crescer nesse amplo espaço que ainda não está tão saturado assim. É a aquela estratégia que sempre falo para você do MAR AZUL x MAR VERMELHO, sabe? Então, apostar em redes que não estão tão cheias para firmar presença no digital, vai fazer com que sua Marca Pessoal, posicionamento e comunicação seja mais destacada no online.

Escrever com coração e não focar nos números vai te levar longe!

Tem um artigo que escrevi falando sobre você escrever com coração e não para os números, pois esse deveria ser seu principal objetivo e interesse dentro da rede. Escrever para que as pessoas sejam impactadas, inspiradas e transformadas por meio do que você compartilha dentro da rede.

Quando você escreve seus artigos pensando na conexão que você vai gerar com eles, pode ter certeza que os “números” que você tanto deseja vai ser consequência desse conteúdo bacana que irá publicar no LinkedIn.

Leia mais: Não escreva para números, escreva para as pessoas!

As métricas são importantes no processo de publicação? Claro que são! Não estou aqui para declarar guerra as métricas, mesmo porquê você precisa deles para saber como estão performando seus conteúdos, como está indo sua conexão com seu público, se seu posicionamento está sendo autêntico e gerando identificação e se sua comunicação está sendo acessível e compreendida.

Eu mesma uso direto os dados das métricas para sentir como está a rede, mas não me apego ou me preocupo quando algo não sai como eu esperava pois como sempre falo, com usuários e algoritmos, você nunca vai conseguir ter controle pois eles mudam a todo momento então, nossa parte é continuar firme e forte nas produções de qualidade, frequência e consistência.

LinkedIn e Google parceiros?

Isso mesmo que você leu! LinkedIn e Google são parceiros incríveis para os seus conteúdos e Marca Pessoal no digital.

Quando você escreve um artigo bacana, que inspira, engaja e impacta na rede de alguma forma e é de qualidade, o Google passa a ranquear esse texto nas buscas fazendo com que sua Marca Pessoal e Comunicação chegue para mais pessoas.

Fala sério, quem é que não gostaria de ter a sua Marca nas primeiras páginas de busca do Google? Muita gente vai!

E o melhor, orgânico, usando apenas algumas técnicas de SEO e escrevendo com frequência, consistência, objetivo e principalmente, com o coração.

Então, o que e como escrever artigos no LinkedIn?

Bom depois de mostrar o “porquê” de você começar a escrever artigos ou voltar a explorar esse recurso, vamos a algumas estratégias aqui para ajudar você nessa construção.

  • Antes de tudo você precisa de algumas ações:
  • Acreditar em você e no que está compartilhando;
  • Ter objetivo dentro da rede;
  • Ter frequência nas publicações;
  • Saber que todo mundo começou do zero (zero curtidas, zero comentários, zero engajamento);
  • Você não precisa escrever algo tão grande, igual a esse meu artigo por exemplo, se não quiser. Comece aos poucos, mas comece!
  • Você precisa ser autêntico, genuíno e real no digital.

Agora vamos lá, você pode começar escrevendo sobre:

  • – Conte as experiências na sua área;
  • – Divida seus conhecimentos adquiridos;
  • – Compartilhe dicas sobre algo relacionando, ou não, com sua carreira. Livros, filmes, séries e dicas de execução;
  • – Fale sobre você e sua história;
  • – Mostre suas vulnerabilidades também, isso conecta!

Lembre-se sempre que os conteúdos que mais engajam na rede são aqueles que:

  • – AJUDAM;
  • – SOLUCIONAM;
  • – ENSINAM;
  • – INSPIRAM;
  • – IMPACTAM;
  • – TRANSFORMAM

Leia mais: Os 4 tipos de conteúdos que mais engajam no LinkedIn

Movimento #EscrevaArtigosnoLinkedIn

Bom, depois de mostrar para você a importância de você valorizar e escrever seus artigos no LinkedIn, lanço agora um desafio aqui agora para você que chegou até o final desse artigo.

Que tal você começar uma nova jornada no LinkedIn e passar a escrever seus artigos e com isso, fortalecer a sua Marca Pessoal e Posicionamento?

Você vai ver que quando começar a escrever, além de aperfeiçoar a prática da escrita, você vai sentir que seu perfil vai crescer muito mais e com qualidade e de forma orgânica.

E ai, topa o desafio? Se você aceitar, me marca e use a #EscrevaArtigosnoLinkedIn para fazer esse movimento crescer e ganhar adeptos para que tenhamos uma plataforma cheia de conteúdos relevantes, que agregam e transformam.

 

E ai, fez sentido para você este artigo? Vai aceitar o desafio?

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