Os 5 hábitos que melhoraram a minha escrita e que podem ajudar na sua produção de conteúdo

uma xicara de chá, um caderno com uma caneta em cima e um raminho de flores cor de rosa

Sou formada em Comunicação e Jornalismo e desde que me entendo por gente, adoro demais escrever. Seja artigos, posts, poemas, ideias, frases, enfim, sempre que posso estou teclando algo e escrevendo sobre algum assunto que me faz fluir e relaxar por várias linhas.

Quando tomei coragem e decidi começar a empreender e ainda mais, valorizar e fortalecer a minha Marca Pessoal e escrita no digital, o caminho eu busquei foi por lugares que pudessem de alguma forma contribuir com esse fortalecimento e também, um lugar onde as pessoas tivessem esse costume de ler conteúdos muitas vezes mais profundos e longos.

Leia também: Você é o que você consome, logo é o resultado do que produz!

Foi aí que me identifiquei com o LinkedIn, foi também a chave de virada para eu ter o meu site e com isso, começar a deixar meus rastros pelo digital.

Muitas pessoas acreditam que por eu ser da área de Comunicação, a escrita, os vídeos e posicionamento sempre foram mais fáceis. Se enganou!

O vídeo, para quem me conhece e me acompanha, eu já contei a minha história com relação ao gravar. Na faculdade eu quase reprovei dessa disciplina por travar toda hora que tinha que ir para frente das câmeras. Busquei trabalhar isso e hoje é mais tranquilo para mim, produzir, gravar e fazer lives.

Já a escrita, por mais que eu gostasse de escrever, como relatei, sempre foi algo mais para mim. É diferente quando temos que trazer para o público entende?

Não pensei que é fácil ter criatividade a todo momento, ideias do que escrever e de fato, colocar isso no papel ou tela. Então fui atrás para melhorar cada vez mais e aperfeiçoar minha criatividade e presença aqui no digital por meio desses meus conteúdos.

Como?

Vem comigo que eu vou te mostrar os 5 hábitos que cultivo para cada vez mais ter resultados.

Anota aí!

Ler mais e com qualidade

Não adianta você querer treinar sua criatividade e ter ideias do que escrever, se você não tiver o hábito da leitura. Quanto mais você ler, mais você expande seus conhecimentos, sua escrita, suas ideias e suas produções de conteúdos irão fluir com facilidade. Tirando que o hábito da leitura faz com que você conquiste uma escrita mais dinâmica e mais desenvolvida.

Busque ler temas voltados para o assunto que domine mas também, aposte em outros assuntos para que você tenha mais oportunidades.

Planejar meus conteúdos

Para que você consiga manter um bom ritmo de produção de conteúdo e consiga explorar vários formatos e temas diferenciados, você precisa planejar sua rotina.

Planejar desde a hora de você sentar para pesquisar os temas até a hora de escrever e publicar. Eu por exemplo, busco escrever meus artigos e definir meus conteúdos sempre no horário da noite para madrugada que é quando eu tenho mais criatividade e disposição.

Planejo tudo certinho, escrevo e no dia seguinte, com os olhos mais relaxados, faço a revisão desses textos e pronto, publico nas redes.

Lembre-se: Quem planeja, conquista. Então tenha todas as suas ideias anotadas e passe para o papel e publique o quanto antes.

A prática sempre irá levar ao aperfeiçoamento

Já ouviu aquela frase: A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO? Então! Eu diria que a prática leva ao aperfeiçoamento e melhoramento da sua escrita e conteúdo.

Você precisa começar a praticar sua escrita. Escrever um pouco hoje, mais um pouco amanhã, depois de amanhã e assim, por seguinte até você criar esse hábito e dominar a sua escrita.

Quando passei a praticar minhas escritas, o tempo que levava umas 4 horas mais ou menos, passei a levar 1 hora entre definir tema, pesquisa, escrita e revisão. Por exemplo, esse artigo eu levei 40min para escrever pois já tinha tudo idealizado na cabeça e são hábitos que eu utilizo no dia a dia então ficou prático.

Então minha recomendação é, se quiser aperfeiçoar sua escrita no digital, você terá que treinar, testar e praticar um pouco todos os dias. Assim fazem os atletas para chegar ao seu aperfeiçoamento, assim fará você para chegar aos seus resultados no digital. Vamos lá?

Revise com olhos e mentes relaxados

Um dos outros hábitos que adotei na escrita foi o de revisar sempre no dia seguinte com os olhos e mentes descansados. Quando você passa horas lendo muito conteúdo, fazendo pesquisas, escrevendo ideias e colocando isso no papel, bem provável que você chegue ao final do dia com os olhos virados já e aí você corre o risco de deixar passar algum erro. Inclusive, se houver um erro nesse artigo, me avisa hein! 🙂

Para você ter uma noção, sempre peço para minha revisora oficial, minha mãe linda, para ler meus textos. Além dela me relatar que adora ler meus textos, quando uma outra pessoa revisa, você passa a ter outra opinião e ideias na sua escrita.

Pensar fora da caixa e saia da rotina

Pensar fora da caixa faz toda a diferença na hora da sua escrita. Busque fazer um texto dinâmico sempre que puder. E mais, sempre que puder e quiser, explore outros temas também pois isso ativa a criatividade.

Utilize gráficos, vídeos, imagens, gifs, áudios e ideias para deixar seus textos mais atrativos, diferenciados e próximos da sua audiência.

Sair da zona de conforto e testar o confronto da escrita diferenciada e autêntica, te dará um destaque importante e fundamental.

E aí, gostou das dicas dos hábitos da escrita?

Vamos praticar agora mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *