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10 funcionalidades dentro do LinkedIn que você deveria ficar de olho e apostar

Adoramos novidades, atualizações e reformulações não é mesmo?

As redes sociais e os usuários, a cada dia que passa, se transformam e buscam experimentar da melhor maneira, as funcionalidades e serviços que cada plataforma oferece.

No LinkedIn não poderia ser diferente.

A cada nova atualização dentro da rede, com objetivo de fortalecer, conquistar novos adeptos e facilitar seu uso, faz com que os usuários fiquem mais atraídos para saber e aprender no que essa função poderá ajudar com os resultados.

Por isso separei 10 funcionalidades que são tendências dentro do LinkedIn e que são novidades na rede para você começar a pensar onde colocar na sua estratégia de posicionamento e planejamento digital.

Confira comigo!

 

1- Perfil completo

Está aí uma funcionalidade que nunca deixará de ser tendência e sim uma necessidade para quem deseja conquistar visibilidade, autoridade, emprego, alavancar a carreira e aumentar networking.

Parece óbvio essa dica, mas ainda tem gente que erra feio na hora de preencher e configurar o perfil dentro da rede. Com tanto de conteúdo e profissionais dando o alerta, continua errando e perdendo oportunidades quem quer!

Quando você completa e atualiza seu perfil deixando-o “campeão”, você já passa a ter resultados dentro da rede. Por isso, sempre que necessário os dados e informações.

Lembre-se, perfil com fotos de qualidade são 21 vezes mais vistos e conectados. As pessoas levam 3 segundos para decidir se ficam e se conectam ou se passa a vez do seu perfil. Então, anota o checklist para obter um perfil campeão:

-Foto de capa que seja de acordo com o que você trabalha / faz / entrega;

-Foto do perfil de qualidade. Sorrindo, fundo neutro e pensando sempre como eu quero e sou visto na minha área;

– A parte dos títulos são a peça-chave para você ser buscado. Nada de “em busca de recolocação”, “em busca de novos desafios” ou trechos bíblicos como já vi. Ali é um lugar para você colocar o que faz, é formado, deseja trabalhar e é especializado.

– Resumo, que agora virou, SOBRE é outra peça importante dentro IN. Você tem três linhas em evidência que precisa aproveitar para chamar a atenção e depois o restante para continuar atraindo quem está lendo. Conte quem é você, o que já fez e está fazendo. Suas vontades, desejos. Conte suas histórias e faça com que te conheçam.

– Deixe bem atualizada a sua área de experiência, formação acadêmica e certificados. Mostre que você é uma pessoa que se atualiza, capacita e busca melhorar sempre.

– Peça recomendação de quem já trabalhou contigo. Nada mais forte do que uma prova social de outra pessoa falando de você, para garantir aquele trabalho ou cliente que tanto deseja.

 

Deixe seu perfil o mais completo possível pois ele é e sempre será sua vitrine digital!

2 – Ferramenta “Disponível para Negócios”

Que o brasileiro é dono de saber “criar oportunidades” isso nós já sabemos. E agora, o LinkedIn também resolveu dar uma “forcinha” quanto a divulgar seus serviços dentro da rede.

Estamos falando do “Disponível para Negócios” que possibilita os autônomos e pequenos negócios, apresentarem o tipo de serviço que prestam em seus perfis, além de definir como querem ser abordados na plataforma.

Vale lembrar que, alguns podem ainda não ter o recurso disponível no perfil pois está sendo implantado gradualmente para todos os usuários do LinkedIn. Eu por exemplo, ainda não tenho essa funcionalidade. Estou no aguardo para colocar em prática.

De uma coisa é certa, que a plataforma busca cada vez mais proporcionar uma melhor experiência dos usuários com a rede, isso não podemos negar. Faz tempo que o LinkedIn deixou de ser apenas um site para apenas “depositar” currículo.

Ele agora, além de ajudar na recolocação, contribuiu e muito para um marketing pessoal, compartilhamento de conteúdo, contribuiu para resultado de vendas e retorno para cada indivíduo presente na rede.

 

Então, aproveitem essas oportunidades, para vender seu peixe, mostrar seu valor e entrega.

3- Em destaque

E por falar em vender seu peixe, está aí uma das tendências dentro do LinkedIn, lançada recentemente para os usuários. O “Em destaque” você consegue colocar em maior evidência, seu portfólio, currículo, seu melhor artigo que teve resultado, link do seu site para contato e parcerias, vídeos de entrevistas ou canal oficial.

Enfim, é um espaço, logo abaixo do “SOBRE” dedicado a apresentação e fortalecimento da sua marca pessoal e resultados.

Antigamente ele aparecia bem pequeno, agora quando você carrega alguma sugestão, ele fica maior do que estava fazendo com que seja mais acessível e atrativo.

4- QR Code

Que me desculpem a galera que ainda utiliza os cartões de visita, mas que o QR Code veio para facilitar e fechar mais rápido aquela parceria, ah, isso ele veio viu.

Eu super que respeito quem ainda usa os cartões (eu particularmente tenho alguns ainda para caso encontre algum interessado) mas nos últimos dois anos que venho participando de eventos, cursos e palestras o que reina é o “quadradinho” de fácil acesso.

Rapidamente explicando aqui o que seria isso, o QR code, ou código QR, é a sigla de “Quick Response” que significa resposta rápida. Ele é um código de barras, que possui esse nome pois dá a capacidade de ser interpretado rapidamente pelas pessoas.

E na versão mobile do LinkedIn, você pode gerar um QR code exclusivo para que as pessoas das quais você for se relacionar em um ambiente, tenham acesso ao seu perfil ali mesmo, rapidinho levando diretamente para seu perfil. Ou seja, é prático e assertivo pois não sei vocês, mas eu particularmente não carrego na bolsa aqueles quilos de cartões que sabemos muito bem onde vai parar: na gaveta e até no lixo.

Sejamos mais práticos, rápidos, sustentáveis e econômicos.

5- Live

Mesmo na versão beta ainda, o LinkedIn Live está dando o que falar e tem tudo para ficar.

Já escrevi sobre as principais tendências para 2020, você pode ler aqui, e duas deles estão ligadas a essa função dentro do LinkedIn. São elas: lives e vídeo marketing.

Não adianta mais querer fugir, se esconder ou achar que vai conseguir se conectar com as pessoas somente por imagens. A ação de “aparecer” está com tudo e em tudo, e você precisa começar a perder o medo e a vergonha pois aparecer faz com que você se aproxime da sua audiência, público e cliente. É o que faz você crescer, vender e ganhar mais.

Por isso cada vez mais as pessoas estão apostando nas lives para conquistar confiança e empatia de quem acompanha. Alguns influenciadores e convidados estão participando dos testes mas você sabia que pode fazer parte mesmo não sendo um influenciador ou Top Voice?

Basta você entrar em contato com a plataforma, preencher um pré-requisito de participação e aguardar a análise e quem sabe aprovação da rede para você ser um dos participantes.

Bacana né? Então já se liga pois se a live entrar oficial nas funcionalidades, você terá que entrar oficial nessa experiência também pois os resultados só vêm para quem testa e tenta!

6- Eventos

Assim como já conhecemos essa função lá no Facebook, agora o LinkedIn tratou de lançar sua versão dentro da plataforma.

A nova funcionalidade irá habilitar empresas e usuários a criarem e compartilhem seus workshops, palestras, conferências, cursos e outras modalidades de eventos que estão promovendo e fazer com que a rede fique sabendo e passe acompanhar todas as informações dentro da rede.

Isso faz com que o LinkedIn fortaleça a participação e experiência do usuário fazendo com que, haja uma descoberta também das iniciativas do seu interesse na rede profissional.

7- Grupos do LinkedIn

Não se você já leu, mas já fica aqui uma dica de livro, Tribos: Nós Precisamos que Você Nos Lidere, de Seth Godin onde ele escreve sobre marketing de permissão que é aquele que não é invasivo e faz com que a pessoa queira consumir conteúdo e/ou informações somente aceitos por ela a partir do momento de escolha de grupos que ela faça parte.

Ele defende muito a questão de que cada um pode ser um líder, pode ter sua comunidade, sua tribo, seu grupo e com isso, fortalecer cada vez mais a dinâmica, marca e referência sobre assuntos específicos, serviços e produtos.

Ele compartilha sua visão sobre como é o funcionamento interno desses grupos com ideais compartilhados. O processo de identificação e de união de seus membros.

Por isso uma das grandes funcionalidades e tendências dentro do LinkedIn (e que já apitou na cabeça do Facebook tanto que passaram a fazer várias propagandas sobre a importância dos grupos na rede) são os grupos alinhados ao tema que você ou procura consumir o assunto, ou deseja compartilhar seus conteúdos por lá ou fortalecer um grupo de pessoas que podem se transformar em clientes.

8- LinkedIn Page

Conhecida até esses tempos com “Company Page”, após a reformulação das páginas, o LinkedIn entendeu que seria melhor adotar a definição de “LinkedIn Pages” imagino eu que para reforçar mais ainda a marca da plataforma. O que eu particularmente, adorei.

Bom, essa é mais uma tendência que indico, ainda mais para você que tem empresa física ou não, começar a investir.

Como diria a própria rede,

Uma LinkedIn Page é a voz da sua organização no LinkedIn. Ela permite que os usuários saibam mais sobre a sua empresa ou instituição de ensino, marca, produtos e serviços, bem como sobre oportunidades de emprego. Para interagir com usuários do LinkedIn como uma empresa, você precisa ter uma LinkedIn Page.

Com ela você fortalece sua marca, serviço, consegue gerar anúncios assertivos e se conectar com mais empresas. O famoso B2B acontece com mais força e profissionalismo quando você aposta nessa função.

9- Anúncios e leads qualificados

Como acabei de falar na dica 8, quando você tem uma página sua no LinkedIn, isso te permite trabalhar melhor seus anúncios e com isso, conquistar melhores resultados com leads mais qualificados.

Na visita a sede do LinkedIn que participei ano passado, uma das palestras foi sobre LinkedIn Ads. A executiva de contas no LinkedIn, Carolina Magalhães, apresentou alguns dados no dia, interessantes sobre LinkedIn Ads, estratégias e trouxe algumas dicas para obter resultados assertivos numa campanha.

De acordo com pesquisa, o IN é a segunda rede que o consumidor utiliza para tomada de decisão. Sim, muitos usuários de mídias digitais, estão usando o IN para realizar compras, fortalecendo assim, o funil de vendas de muitas empresas.

Sabemos que seu anúncio é meio “salgadinho” mas de longe, é o que mais entrega e o que tem o maior alcance orgânico entre as mídias. Por isso, quando necessário aposte nessa função também para alancar suas vendas.

10- Avaliações de habilidades

Sabia que o LinkedIn tem um recurso que ajuda os usuários da plataforma a mostrarem suas competências?

Em 2019, o LinkedIn lançou essa funcionalidade onde o usuário realiza um teste de múltiplas escolhas e com isso, ele consegue verificar seus conhecimentos em linguagens de computador, pacotes de softwares e outros temas relacionadas ao universo do trabalho.

Se o usuário for aprovado com 70% ou mais de acertos, eles recebem um selo de “habilidade verificada” ao perfil que reforça as chances de recolocação no mercado de trabalho e ainda, permite que o LinkedIn envie vagas de emprego relacionadas a uma competência determinada.

Os usuários que não passarem podem tentar novamente depois de três meses.

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As funcionalidades, novidades, inovações estão aí para serem usadas e testadas por nós. Basta você saber qual seu objetivo dentro da rede e procurar entender qual melhor recurso irá te ajudar a conquistar os resultados.

Gostaram das dicas? Se souber de mais alguma, deixe nos comentários para que assim, todos possam ter a oportunidade de uma melhor experiência dentro do LinkedIn!

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