Pular para o conteúdo

Saiba como trabalhar o seu Marketing Pessoal mesmo você ainda sendo universitário

Quando você estava na faculdade, passava pela sua cabeça a importância de começar a trabalhar um bom marketing pessoal?

Você sabia que você não só pode, como DEVE começar o quanto antes a se posicionar se não quiser perder oportunidades?

Imagino que as respostas para os dois questionamentos foram: NÃO! Porque eu responderia isso com certeza.

Mas se você acredita que isso não dá resultado, presta atenção a partir de agora!

 

Sejamos sinceros, quando estamos na faculdade, o que queremos mais é curtir a sensação de estarmos caminhando rumo à liberdade, a experimentar novas coisas, novos caminhos, conhecer novas pessoas, mais amizades.

Mas este artigo se faz necessário, uma vez que o mercado de trabalho está mudando. Está ficando acirrada, disputado, concorrido. Todos buscando melhores cargos, salários, empreender sozinho e conquistar seu espaço, por que não?

E hoje quem não se vende bem, empaca na prateleira!

Por isso a necessidade de já começar desde o dia da sua matrícula, a marcar presença. Se deixar conhecer pelos ambientes.

Em 2019 eu fui convidada para palestrar em uma Universidade, que coincidentemente, foi onde eu fiz meu primeiro ano de Comunicação em Jornalismo até efetuar minha transferência para Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Fui a convite de uma amiga que estudou comigo na época e que hoje, está como professora na faculdade. Se tem uma coisa que mais me alegra é ver o crescimento e sucesso daqueles que eu conheci e vivenciei ao longo da minha vida acadêmica.

Bom, quando ela me ligou para fazer o convite, ela havia me relatado que seria uma palestra de retorno dos acadêmicos para mais um ano letivo e para os novos alunos que estavam iniciando a jornada. O tema não poderia ser outro senão, entender a importância de se trabalhar o Marketing Pessoal ainda na Universidade.

Na hora eu pensei: caramba que responsa e que alegria ao mesmo tempo. Poder voltar depois de 10 anos de formada, agora como palestrante, para falar sobre a importância que eles deveriam dar para sua marca e marketing pessoal, posicionamento e oportunidades, era no mínimo desafiador.

Digo isso, porque não é fácil atrair atenção para quem está chegando agora na faculdade e apenas está pensando, como eu falei no começo do artigo, em curtir essa fase, a tal liberdade e decisões de escolhas que terão que ter ao longo de 4,5 ou até 8 anos entre corredores e salas acadêmicas. O que é normal.

Porém, se faz necessário dar esse pontapé logo no começo uma vez que a cada ano, se formam milhares de novos profissionais com sede de desbravar a jornada da carreira, emprego, sucesso, conquistas.

Só para você ter uma ideia, o MEC (Ministério da Educação) divulgou dados de inscrições que mostram que 1,8 milhões de candidatos já haviam feito a inscrição no SISU (Sistema de Seleção Unificada) e como o sistema permite escolher mais de uma vaga, o número aumenta para 3.161.232 inscrições.

Tem muita gente entrando na faculdade e ao mesmo tempo, muitos saindo para essa nova jornada muitas vezes concorrida.

E são com esses dados e com essa reflexão que acredito ser interessante dividir com você que está entrando nessa fase acadêmica e também, para os que estão se formando e iniciando sua vida, agora como profissionais, as possibilidades de já começar a traçar um bom posicionamento de marca pessoal e marketing.

Antes de tudo, temos que lembrar que marketing pessoal é,

 

a construção feita aos poucos, com foco e dedicação sempre em busca do crescimento que fará a diferença em sua carreira profissional.  Lembre-se: valorize seu nome e sua reputação. Você é mais que um currículo e formações. Você é a experiência e conhecimento que conta e compartilha com os demais!

 

E agora você me pergunta: ok Alessandra, entendi que tenho que dar importância para o meu destaque. Mas como faço para trabalhar minha marca e marketing pessoal desde a universidade sendo que não tenho nada para mostrar ainda? Para compartilhar? Estou começando agora.

Aí é que você se engana!

Já ouviram aquela frase:

Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que você pode?

Então vem comigo!

– Valorize a comunicação e relacionamento

Antes de mais nada, valorize a sua comunicação e o relacionamento. E isso eu reforço: fora e dentro de sala de aula e no ambiente digital. Você pode até ser um simples acadêmico, mas tem que pensar já como um grande profissional que deseja fazer e ser a diferença. Por isso, cuidado com que posta nas suas redes sociais. Uma vez publicado, mil vezes printado e compartilhado.

Saiba se relacionar, escolher seu posicionamento, expor suas ideias e opiniões.

Procure trazer para a rede, suas reflexões, momentos, seus pensamentos e as experiências que vivenciar dentro da faculdade. Está certo que a vida não precisa ser levada tão à sério sempre, como eu disse quanto a fase a da “facu” ser uma descoberta maravilhosa e incrível, mas tenha pelo menos um pouco de cuidado e bom senso, pois isso é questão de prioridade e resultado final para sua jornada quando formado.

– Criatividade, proatividade e liderança

Lembro que quando eu fazia faculdade e aconteciam os eventos na área de comunicação, eu gostava de ajudar na criação de material, programação, matérias e organização. Gostava de estar sempre envolvida sabe. Então, quando houver a possibilidade e vontade, participe desses “voluntariados” pois, inconscientemente, você já estará adquirindo habilidades, fazendo networking, se descobrindo líder ao invés de querer ser um dia chefe e sendo conhecido pela galera. Viu, sua marca pessoal sendo trabalhada sem você perceber.

– Explore as plataformas digitais

A maioria que está entrando agora podemos colocar na categoria Geração Z (ou geração do milênio ou da Internet) que são conhecidos nascerem num mundo totalmente globalizado, os que não conhecem o mundo sem internet. E Geração Alpha que é aquela que já sabe usar a internet para fazer mudanças sociais. A primeira a ser 100% digital.

Logo, se tem um lugar onde você pode construir seu marketing pessoal e fortalecer sua marca, essência e ideal de vida, mundo e profissão é a internet. São as redes sociais como Instagram, LinkedIn, Youtube e por que não o Tik Tok, quando bem usado, que irão te ajudar e muito!

Por isso, explore seus conhecimentos nas redes. Faça cursos, se aperfeiçoe, acompanhe suas inspirações. Fique por dentro do que está rolando na sua área e fora dela também. Queira estar presente e aproveite ao máximo que a internet oferece. Quem se capacita, cresce, se destaca e deixa legado!

Comece a gerar conteúdos bacanas por aqui, a mostrar como você é enquanto pessoa que está vivenciando momentos de transformações e divida com a sua audiência. Essa questão de que por ser acadêmico você não tem o que falar, já te digo uma coisa: VOCÊ TEM SIM! E mais do que você falar, tem sempre alguém interessado em ouvir, ler, debater, ajudar, indicar e apoiar.

Comece o quanto antes

A ideia de que um universitário só deve começar a se preocupar com a promoção de sua carreira no último ano de faculdade não existe mais. Esta tarefa precisa ser iniciada o quanto antes, desde o início de seu curso. Ele deve começar a construir sua rede de relacionamentos, ou networking, ao longo de todo seu período acadêmico. 

Como podem ver, a disputa fica acirrada a cada ano. O mercado de trabalho passa a ficar cada vez mais disputado. Novos profissionais, novas qualificações, transformações digitais, inovações. Novos caminhos, novos formatos de ensino. Só uma coisa não muda: SE VOCÊ NÃO SE POSICIONA, VOCÊ SE TORNA MAIS UM ENTRE TANTOS.

É isso que você quer? É isso que você, enquanto acadêmico, deseja?

Penso eu que não!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *