Pular para o conteúdo

O dia que visitei o LinkedIn e descobri mais ainda o seu potencial!

Momento único!

É essa frase que define minha visita ao LinkedIn juntamente com mais 79 membros do grupo “LinkedIn Brasil – de A a Z” criado em 2014 pelo Cristiano Santos, hoje considerado o cara que leva o nome da plataforma para todos os cantos, com o objetivo de desmistificar a utilização do IN e mostrar a sua potência como a maior rede profissional do mundo.

Para você entender a situação de quanto esse grupo, que hoje conta com aproximadamente 18 mil membros, é forte, toda vez que o Cris avisa as próximas datas de visita ao LinkedIn, a galera fica louca e já se planeja para garantir sua ida. E tem mais, quando ele solta o link de inscrição é uma loucura e o tempo recorde que faz cada vaga ser preenchida é impressionante.

Para você ter uma ideia, as inscrições para esse 12º encontro foram preenchidas em menos de 1 minuto após o Cris disponibilizar para acesso. E em seguida já iniciar a lista de espera.

É surreal. É a galera acreditando cada vez mais nessa rede.

Bom, até aí maravilha, depois de tantos f5 para atualizar a página e conseguir me inscrever, eis que recebo o e-mail de confirmação da minha ida a sede. Felicidade estampada na cara e ansiedade já começou a dar oi.

Eu falo que só quem vive essa experiência de receber o email do receber a confirmação até o dia da visita e ainda, o pós-visita, irá entender e concordar comigo.

Quem acompanhou minha saga para ir (veja aqui) sabe o quanto foi importante estar lá, fazendo parte dessa turma, em um networking pesadão, de qualidade, troca de insights, cartões, sorrisos e muita parceria.

Quando me falaram que era um momento único que só indo lá para sentir, imaginei que fosse normal e que sim, eu ficaria feliz de estar lá, óbvio! O lance aqui é que, eu não imaginava que fosse muito louco esse encontro.

A galera que até ontem só “se via” por meio do LinkedIn agora estava ali conversando no real. Aproveitando tudo que o espaço, equipe e o dia proporcionaram para cada um de nós.

Você deve estar pensando: nossa mas para que tanta “rasgação de seda” assim para um encontro? Porque é mágico mesmo!

Sério quem puder estar na próxima turma, vá! É maravilhoso o que acontece ali. Todo mundo falando a mesma linguagem. A linguagem do IN, de carreira, negócios, posicionamento, conquistas, artigos, engajamento.

Todos se sentindo à vontade, parecendo estar em casa e podendo falar sobre o que mais gostam: do IN, das possibilidades que ele oferece, oportunidades que estamos conquistando em estar presentes nessa rede. Tendo a certeza de que o trabalho dentro dessa plataforma, vai crescer e muito. Eu particularmente estava me sentindo assim, em casa, ambiente favorável e galera animada demais.

É igual quando você visita o Google, Facebook, Instagram, Apple, Samsung e por aí vai. É a sensação de estar no ambiente que vivenciamos, estudamos e gostamos muito de estar.

O encontro se dividiu em 5 partes: networking pesadão, Cris falando um pouco do grupo de A a Z, LinkedIn Ads com Carolina Magalhães, produção de conteúdo com Claudia Gasparini e a visita ao escritório.

E que escritório hein? Eestrutura mais bacana, mais dinâmica, despojada e acolhadora super! Adorei e queria muito já ficar por lá!

Atenção RH, deixei meu currículo por ai! 🙂

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vamos para alguns insights apresentados pela equipe do LinkedIn e que irá ajudar você a entender todo o potencial dessa plataforma e lugar.

LinkedIn Brasil – de A a Z

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Se você quer conhecer o LinkedIn assim como eu fui, já vou te passar a primeira dica master neste artigo: FAÇA PARTE DESSE GRUPO NO FACEBOOK!

Vou contar rapidamente sobre ele. O grupo foi criado cerca de 2014 com objetivo de discutir sobre a mais nova plataforma do pedaço: o LinkedIn.

Muitas pessoas se perguntam e me perguntam, porque um grupo sobre IN no Facebook?! De acordo com Cris, desde sempre notou que no face tinham muitas pessoas com dúvidas sobre a plataforma e com isso, resolveu criar um espaço onde pudesse ajudar a tirar as dúvidas, trocar informações, novidades e conhecer outros interessados no assunto.

O projeto de se encontrar para falar sobre o IN, começou no café no Starbucks. Começou a crescer a procura, daí passaram para um hamburgueria, depois padaria até que em 2015, fecharam parceria com o LinkedIn para realizarem os encontros, só que agora na sede em São Paulo.

Foi o “B2B” mais lindo que poderia ter acontecido. Foi a parceria mais bacana e que até hoje rendem muitos feedbacks positivos.

Hoje o grupo conta com aproximadamente 18 mil membros e minha alegria foi ver que sou um dos colaboradores que mais engajaram no grupo no último mês, por acreditar que todo resultado só acontece quando todos se ajudam, acreditam num projeto e num mesmo caminho: o do conhecimento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vida longa ao grupo e aos encontros!

 

LinkedIn Ads – “Aproveite o que há de melhor no IN e conquiste resultados com objetivo”

Carolina Magalhães, executiva de contas no LinkedIn apresentou alguns dados interessantes sobre LinkedIn Ads, estratégias e trouxe algumas dicas para obter resultados assertivos numa campanha.

Separei alguns bem bacanas:

– O LinkedIn no Brasil, que no início do ano estava com 38 milhões de usuários, vai fechar o ano com mais de 40 milhões de profissionais cadastrados;

– Em pesquisa realizada pela Business Insider, pelo terceiro ano consecutivo, o LinkedIn, é eleita a plataforma mais confiável e segura;

– O LinkedIn é hoje a plataforma que tem o maior alcance orgânico entre as mídias. A dica: aproveitar o máximo esta mar azul.

– É a segunda rede que o consumidor utiliza para tomada de decisão. Sim, muitos usuários de mídias digitais, estão usando o IN para realizar compras, fortalecendo assim, o funil de vendas de muitas empresas.

– Se você é do time que acha que o IN é apenas um lugar para cadastrar currículo, pode começar a mudar o seu pensamento agora mesmo. De acordo com pesquisa realizada pelo IN, os usuários da plataforma passam 15 vezes mais tempo consumindo conteúdo do que buscando uma vaga;

– 50% foi o crescimento do engajamento no feed de notícias em relação a 2018;

– Invista em vídeos dentro da plataforma. Mais de 50% dos usuários assistem vídeos em seus feeds diariamente;

– Ainda sobre vídeos, mais uma dica, coloquem legendas em seus vídeos também, pois segundo dados do IN, 85% dos vídeos são vistos com o som desligado e também consumidos pelos surdos. Lembre-se, eles também são usuários e consumidores. Por isso, não deixe seu conteúdo se perder por aí por falta de detalhes. Deixe-o acessível.

– Quanto mais nichado e qualificado for sua campanha, melhor será o resultado. Saiba especificar assertivamente o seu patrocinado para obter melhores retornos.

– Como vocês sabem o IN está fazendo teste em versão BETA para Lives. Quer fazer lives no IN também? Antes só alguns influencers e Top Voices hoje, quem quiser já pode pedir o acesso por meio do IN e ele fará uma análise do seu perfil;

– VENDA SEU PEIXE – Ficou sabendo da nova ferramenta “Disponível para negócios”? O recurso permite que proprietários de pequenas empresas e profissionais façam networking e se conectem com usuários que buscam os serviços que eles oferecem. Massa né? Então já faz o seu e saia fechando parceiras e fazendo negócios.

 

Produção de conteúdo – “Se faça presente na rede e compartilhe conteúdo relevante”

Para a responsável do editorial no IN, Claudia Gasparini, “o conteúdo cada vez mais humanizado é o que performará melhor”. Está aí um tema que adoro é o tal de gerar conteúdo no IN. Por isso separei também algumas dicas bacanas para vocês conquistarem cada vez mais, visibilidade e autoridade na área de vocês.

– Utilize do marketing de conteúdo humanizado. Aquele que mostra a realidade, conta experiências pessoais e profissionais, coloca temas para discussão, sobressai na plataforma. Pessoas conectam com pessoas. Pessoas querem gerar empatia por você.

– Tivemos uma queda bem sentida no alcance semana passada e isso pode ser por conta do algoritmo, testes e novos usuários presentes no LinkedIn. Mas nada tão grande ou que atrapalhe tanto, quanto o trio parada dura não é mesmo? (whats, insta e face)!

– Vem lista com os nomes dos Top Voices de 2019 galera! Quem será que se destacou mais? Quem engajou? Quem marcou presença acirrada no IN? O que sei, e falei no encontro também foi que, de qualquer somos todos TOP VOICES por compartilhar, contribuir, ajudar e estar presentes na plataforma produzindo conteúdo.

– Não se esqueça: O IN não prioriza métrica da vaidade e sim conteúdo relevante + discussão relevante. Isso faz com que a plataforma permanece sendo a rede social mais qualificada. (Não adianta falar que não é porque é. Olha os comentários bem mais qualificados por aqui).

– Quer saber quais temas de sucesso engajam aqui? Então vai: aquele que agrega, impacta, faz refletir, discutir. Assuntos como vida pessoal, profissão, acontecimentos e dicas performam bem;

– Utilize de uma vez por todas os vídeos no IN. Seu resultado está grandioso e a entrega está perfeita no orgânico. Tirando que é tendência para 2020! Como falo nos meus cursos e palestras: APAREÇA E CRESÇA!

– Quer ter visibilidade garantida? Esteja presente no LinkedIn. Quem não é visto não é lembrado!

– Não tenha vergonha ou medo de se expor, escrever e publicar. Você só saberá como é se tentar. Aproveita e dá uma conferida nessas dicas aqui para você começar a publicar agora mesmo!

– Todo mundo começou um dia do zero! Zero curtidas, zero visualizações, zero comentários, zero pessoas na live. Então não desista. Sempre vai ter alguém disposto a ler o que você escreve, ouvir o que tem para falar e responder suas dúvidas.

******

Bom pessoal, acredito que consegui passar um do que foi o encontro, trazer dicas e novidades.

Mas o que quero dizer mesmo é, na real, se possível participe dos próximos encontros. Esteja da próxima vez. É mágico. Só quem está ali vai entender o que relatei neste artigo.

Como participar? Como ter a oportunidade de conhecer esse lugar?

Simples! Fiquem de olho no grupo pois a todo momento tem novidades, discussões, informações e o Cris avisando as próximas datas de visitas e de cursos dele também que valem super a pena fazer.

É isso pessoal, VIDA LONGA ao LINKEDIN e aos ENCONTROS!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *