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Você é o que você consome, logo é o resultado do que produz!

Um mulher tomando chá em frente do computador

Para produzir conteúdos relevantes e autênticos,

Você precisa consumir conteúdos relevantes e autênticos!

 

Parece óbvio né o que falei, mas o óbvio precisa ser dito e lembrado!

Me responde uma coisa: você lembra de ter voltado para ler aquele ebook que você baixou e colocou numa pasta junto com mais 30 que você não não voltou para ler?

Você voltou para ler aquela matéria ou postagem que você salvou dias atrás?

Sim, somos bombardeados de conteúdos a cada dia e nossa ação, quase no automático é de salvar, baixar, guardar, porém, não voltar para consumir.

Sabemos que a internet nos deu, e nos dará, muito espaço para divulgar nossas ações, pensamentos, conhecimentos, experiências e demais conteúdos. E sabemos também que ela tem nos ajudado e muito, no quesito posicionamento e presença digital.

Mas o que temos que evitar é viver dentro de um ciclo vicioso e adquirir o que muitos já devem ter ouvido falar que é a “obesidade de informações” onde não somos acostumados a dizer não para as várias informações e conteúdos que chegam até nó, por acharmos que sempre ficaremos para trás se não lermos, baixarmos ou ouvirmos o conteúdo em questão.

A obesidade de informação seria a grande quantidade de conteúdos disponíveis atualmente proporciona um acesso antes inimaginável à informação. O acúmulo dessas informações pode gerar essa obesidade que no final seria um conteúdo que possivelmente nunca iria conseguir absorver.

A transformação digital nos trouxe muitas coisas benéficas, não podemos negar e sim aproveitar. Porém, nos colocou em situações de ansiedade, travamento e sentimentos de angústia devido a esse excesso também.

Como eu disse no começo do artigo sobre baixar conteúdo, eu mesma sou uma pessoa que aprendi a me controlar quanto as informações disponíveis.

Uma vez uma conhecida minha, utilizando meu notebook viu uma pasta chamada “Ebooks” e entrou para dar uma olhada. Ela só não sabia que teriam vários arquivos e que, ao me questionar descobriria que eu não havia lido nem 2% do que tinha na pasta.

Foi a partir desse choque, tanto para ela quanto para mim, que me peguei pensando o porquê de não ter lido ainda esses documentos e foi aí que passei a perceber que estava entrando na bolha da obesidade de informações. Com a ansiedade e medo de que, se eu não tivesse aquele conteúdo comigo, nem dormir direito, eu iria.

Sim, acontece com muitas pessoas caso você duvide. Falo isso pois conversando com um amiga psicóloga, ela me relatou que de uns tempos para cá tem atendido pacientes com transtorno de ansiedade e angústia por conta da quantidade de informações.

Por isso, aprendi que, ou você foca em um único assunto, conteúdo e informações que realmente irão refrescar suas ideias para gerar conteúdo assertivo e serem agregador na sua jornada, ou você não absorve nada direito ao longo do dia e ainda fica perdido.

Por isso, cada vez mais eu e muitos outros profissionais defendemos o consumo de conteúdos autênticos, atrativos, que vá servir de virada de chave da sua jornada, dos seus resultados.

Ser autêntico é o que faz ser diferencial e ter resultados diferenciados.

Existia um mito de que o cérebro só armazenava 10% do que você fosse ler, ouvir e ver, o que já foi provado claro, que é mentira pois nosso cérebro armazena bem mais, porém, se você se dispor a relaxar o cérebro para receber as informações corretas, sua absorção é bem mais produtiva. Agora com a internet então, essa região trabalha muito mais para poder conseguir registrar tudo que vale a pena.

E o que quero com esse artigo é te ajudar a refletir que, com a correria do dia a dia, estamos cansando mais rápido e focando bem menos nas escolhas e consumo que fazemos de conteúdos para alimentar em nossa mente, o que acaba prejudicando até o resultado no trabalho.

É alertar você que, dependendo do que você escolhe para alimentar o seu conhecimento, é o que fará a diferença nos seus resultados. Saber escolher o que vai ler, o que vai ouvir, quem seguir já ajuda e muito no seu foco e objetivo. É humanamente impossível consumir tudo de todo mundo. Verdadeiramente, não dá!

E é o que sempre falo que, para gerar um conteúdo relevante é preciso consumir um conteúdo relevante. De pessoas que entregam sem medo seus conhecimentos, estratégias, dicas. E conteúdo que vá fazer você agir, pensar, executar com mais facilidade, entende?

É praticamente aquela frase: você é o que você come. Só que nesse caso, estamos falando de foco, direcionamento, cérebro, atualização e resultados, logo, você é o que você consome!

Por isso, preste a atenção no que você anda lendo, seguindo, acompanhando nas redes.

Quem você segue, tem agregado na sua jornada? Tem te ajudado a gerar conteúdo de valor?

O que você lê, tem contribuído para sua produção de conteúdo? Tem colocado você como um diferencial? Tem agregado de fato nos seus resultados?

Perguntas que você, a partir de agora, precisa se questionar e principalmente, responder para enfim, diminuir a estafa mental e relaxar a cabeça para produzir mais facilmente, por meio de conteúdos assertivos.

Mas como então consumir conteúdos saudáveis e de resultados?

Para consumir informações saudáveis, é fundamental você saber direcionar e buscar em seus sites confiáveis e dicas de pessoas próximas, os assuntos relevantes e absorver os conteúdos diretos.

Um tendência usada por muitas pessoas, por exemplo, é usar ferramentas que monitoram as notícias e conteúdos do seu interesse. Com essas ferramentas, você otimiza tempo de trabalho e agiliza a busca, que é feita em tempo real.

E outra ação que faz com que você tenha resultado mais concreto, é você fazer a aplicabilidade. Não somente ler, consumir mas sim, colocar em ação para analisar os desfechos.

Pois,

aquilo que consome sua mente, controla sua vida!

Por isso, você já reparou no que anda consumindo por aí?

4 comentários em “Você é o que você consome, logo é o resultado do que produz!”

  1. Extraordinária reflexão Alessandra, você salienta uma angústia tipica destes tempos de bombardeio informacional. Para resolve-la decidi usar o triplo do tempo lendo em relação ao que escrevo, admitindo que jamais lerei tudo que me chega ou tenho vontade de assimilar. Claro que isso passa por uma triagem prévia, elevando a qualidade do exercício. Assim tenho apaziguado meu íntimo e produzido melhores conteúdos. Voce tem outras sugestões para superar este desafio? Muito grato.

    1. Super que te entendo Rene, nesse momento em que estamos repletos de informações e conteúdos, mais do que nunca, temos que saber escolher o que melhor for agregar nossa jornada e trazer resultados. Outras sugestões seriam, desacelerar um pouco quando necessário, fazer uma “faxina” nas suas redes sociais deixando apenas aquelas pessoas que de alguma forma irão te ajudar na caminhada, se conectando com outras interessantes para o seu negócio ou marca pessoal. Enfim, começar a ter um olhar mais aprimorado mesmo para aquilo que vai te guiar para as conquistas. Espero ter ajudado e continue acompanhando os conteúdos por aqui! Abraços!

  2. Parabéns pela excelente reflexão. Foi muito clara e objetiva e sua apresentação. Acredito que contribuirá para muitos, assim como tem sido para o meu propósito de busca. Forte abraço.

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