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7 gatilhos mentais infalíveis que ajudam no seu posicionamento e marketing pessoal

Na imagem aparece um tabuleiro de xadrez com um peça em destaque usando uma coroa de rei

Você já deve ter ouvido falar em gatilhos mentais e observado que muitos estrategistas utilizam eles para atrair a atenção do público-alvo, engajar nas mídias digitais e até ajudar na hora de uma tomada de decisão.

Mas tem pessoas que não usam por não gostarem ou simplesmente por não acreditarem em seu resultado. Quando encontro um desses desacreditados falando que não vale a pena usar pois não performa bem, mando logo cases como Nike, Coca-Cola, Samsung e entre outros que utilizam e muito de gatilhos e com isso atraem vendas positivas e fortalecem suas marcas juntos do seu público,

Como o nome mesmo diz, gatilho mental, é aquele start que impacta a mente de quem está recebendo a mensagem e com isso desperte a vontade de comprar, indicar, comentar, seguir. Desperta a reação na pessoa.

Mas por que as pessoas estão usando tanto os gatilhos mentais? Não é errado uma vez que pode parecer falso ou negativo seu uso e resultado?

Para a segunda pergunta, respondo que depende. Tudo que for usado em exagero, claro que sai do limite e acaba gerando resultado ao contrário. Mas para tudo, temos que aprender a dosar a sua utilização.

Com tantas pessoas produzindo conteúdos a cada segundo, nosso cérebro começa a ficar cansado e embaralhado de tanta informação. Já devem ter ouvido falar sobre “obesidade de informações” não é mesmo? É a quantidade dessas informações que são publicadas nas redes fazendo com que haja um alto consumo porém, pouca execução. Traduzindo: você lê e ouve muito mas executar que é bom, cadê?

Por isso quando os gatilhos mentais são utilizados, acabam por servir de estratégia assertiva para despertar a atenção do cérebro para o desejo daquela pessoa querer saber algo da sua marca, produto ou serviço e com isso, resultar em adquirir e até indicar para mais pessoas porque houve um maior registro do cérebro interessado em você.

Gatilhos mentais nos servem para fazer agir, ter atitude sobre algo ou alguém.

Quando bem usados, esses gatilhos passam despercebidos por nós. Ou vai dizer que você nunca se desesperou quando leu que hoje era último dia para você adquirir aquele curso que há tempos você desejada? Gatilho da urgência.

Ou quando fica sabendo que tem mais duas vagas apenas na mentoria, dois pares de sapato no estoque? Gatilho da Escassez.

Viu, de alguma forma estamos dentro dos gatilhos sem perceber. Por isso não é errado você utilizar gatilhos para atrair a atenção das pessoas desde ele seja ético, de bom senso e verdadeiro. Não deixe experiências traumáticas em que vive e sim, busque oferecer momentos de alegria, êxtase e retorno positivo.

Bom, poderia falar de outros gatilhos mentais existentes para te ajudar na estratégia, mas separei 7 poderosos gatilhos que irão ajudar e muito no marketing pessoal e posicionamento.

Só abrindo um parêntese aqui, existem aproximadamente 40 gatilhos que você pode usar na sua estratégia de venda, posicionamento, de conhecimento e entre outros, então só aconselho a pesquisar quais outros seriam interessantes para cada nicho/segmento e colocar em ação.

Vamos lá?

 

1 – Confiança

Tudo nessa vida nos baseamos em confiar em alguém ou algo, certo? Pelo menos deveria ser assim. E esse gatilho talvez seja o que mais conta na hora de desenvolver o seu posicionamento e marketing pessoal: conquistar a confiança de quem te acompanha, te escuta, te vê. Gerar confiança na sua audiência.

Então a dica é você começar a trabalhar a sua confiança junto a sua audiência. Lembre-se que pessoas conectam com pessoas. Pessoas precisam conhecer você verdadeiramente para começar a confiar no que você oferece ou fala.

Para você gerar essa confiança você precisa mostrar resultados. Mostrar sua competência para tal e com isso seu público confiará em você.

2 – Autoridade

Como a palavra mesmo já diz, é quando você demostra autoridade sobre aquele assunto ou nicho da sua área e as pessoas te veem como referência uma vez que você se torna lembrança na cabeça delas.

Lembre-se que se você for visto como uma autoridade na sua área, as chances de que suas reflexões, pensamentos, didáticas e conteúdos expostos crescerem, é muito grande

Como usar esse gatilho a seu favor? Demostrando que sabe resolver as dores da sua audiência, solucionar problemas e dúvidas que elas tenham e que de uma maneira acabaram lembrando de você para esse questionamento.

Publique com frequência e consistência, conteúdos e experiências que de certo modo mostre a sua competência sobre assuntos relevantes para o nicho de mercado. A dica bacana é você usar de preferência, os vídeos pois além de gerar autoridade, você trabalha o gatilho da confiança junto.

3 – Reciprocidade

Talvez seja o gatilho mais natural que temos e que eu particularmente, mais gosto de trabalhar porque é o que dá satisfação de retorno humanizado. É o famoso oferecer algo de graça sem esperar nada em troca. Apenas ficar contente quando alguém te falar que alguma dica que você passou ou ensinou deu certo e gerou resultados positivos para ela.

Ou algum texto que escreveu, impactou e influenciou de alguma maneira na vida pessoal e profissional de quem leu.

Só consigo lembrar da Laize Damasceno, do Marketing de Gentileza nessa hora pois como ela descreve, nada melhor do que ser empático e compartilhar conteúdo humanizado e de valor nas redes para ajudar na construção do seu marketing pessoal e posicionamento. Lembre-se: gentileza que gera gentileza.

4 – Simplicidade

Ahh nada como a simplicidade para entender as coisas, não? Poder mostrar para as pessoas de forma simples e objetiva como entender certas plataformas, dicas da sua área, nomes difíceis de dizer, mas que podem ser substituídos para melhor compreensão.

As pessoas já irão te procurar para solucionar uma dificuldade que elas têm, então que você possa ser simples e objetivo na hora de passar as explicações ou tirar a dúvida.

Dica: Quando tiver que explicar algo, utilize um passo a passo, dicas descomplicadas, rápidas, o uso de listas, palavras de fácil entendimento para simplificar o método.

Consiste basicamente em mostrar como o conteúdo do produto ou serviço não é complexo, não é um bicho de sete cabeças.

As pessoas irão se encantar com sua forma acessível e sentir que realmente você quer encontrar uma maneira mais confortável de repassar o que você conhece para elas e isso o tornará referência e será lembrado por conta dessa empatia.

5 – Conversação

O gatilho da conversação é quando você dá a chance do outro te mostrar a opinião dele, expor suas ideias e com isso ser atraído para continuar consumindo seu conteúdo.

Você já reparou que sempre no final de cada publicação por exemplo no instagram, alguns costumam deixar algumas perguntas? Tipo: “faz sentido?”, “me conta como foi o seu dia aqui nos comentários”, “Você concorda com a pesquisa?”. Esse é o CTA (call to action) ou traduzido, como chamada para ação.

É quando você estimula o outro a interagir contigo deixando comentários e com isso você acaba conquistando a atenção dele para que fique mais tempo no seu conteúdo em questão. Quando você demostra a possibilidade de uma conversação, você mostra que está aberto a escutar o que o seu público tem a dizer.

Esse gatilho trabalha seu posicionamento quando gera a conexão do emissor x receptor. No caso, você e sua audiência fazendo com que a taxa de conversação aumente e seu marketing pessoal seja melhor visto.

6 – História

Quer gerar autoridade e fortalecer o seu marketing pessoal? Conte a sua história. Conte porque você faz o que faz, como faz e terá uma marca pessoal bem posicionada. Quando você conta sua história e mostra a sua realidade você se conecta emocionalmente com a sua audiência, você se aproxima, você gera atenção do seu público com seu conteúdo.

Já ouviram falar sobre storytelling? A arte de contar histórias? Então! A dica é simples: não conte sua história em forma de tópicos, dados ou como se fosse uma informação para as pessoas lerem e pronto. Conte história que seja atrativa, que mexa com a curiosidade do seu público em querer saber mais de você.

Seu público não quer ler isso: Me formei em 2010 em comunicação, estagiei em assessoria, fiz curso de Marketing Digital e hoje sou empreendedor.

O público quer ler isso: Sou o Pedro e me formei em comunicação em 2010. Algumas pessoas falam que adoro conversar e meus textos são bacanas de ler por isso acredito que me encontrei na arte de comunicar. Meu estágio foi em assessoria por muitos anos, mas agora vendo a transformação digital chegando, minha profissão foi “afetada” o que me fez procurar novos caminhos e com isso a capacitação e atualização nas novas formas de trabalhar. Foi aí que chegou o Marketing Digital me mostrando que eu posso continuar me comunicando, mas de outras maneiras, para mais pessoas e ainda empreender com projetos que antes estavam guardados.

Sentiu a diferença? Isso conecta, faz muitas pessoas se verem nessa situação. Contem SUAS HISTÓRIAS. Deixem as pessoas conhecerem você.

7 – Prova Social

“Suas dicas são muito bacanas. Valeu mesmo”

“De tanto meu irmão falar de você, acabei de adquirir o seu curso e partiu colocar a mão na massa”

“Adorei seus artigos. Você descreve muito bem o que eu sinto com relação a esse tema. Vou compartilhar ao máximo”

Quanta mensagem bacana, né? Positivas, que falam bem do que você faz, escreve, produz, entrega, vende.

Isso é o que chamamos de prova social, que é quando você além de receber esses depoimentos assertivos de clientes satisfeitos com que você que você entrega, indica, vende, você passa a utilizar também como forma de divulgação e validação do seu nome e método. Seria uma forma de garantia de que seu produto foi testado e aprovado com sucesso.

Quantidade de comentários e compartilhamentos em um conteúdo. O número de downloads de uma isca digital como por exemplo os e-books, tudo vira prova social de que algo interessante você que você desperta para que mais pessoas comecem a querer saber mais de você e do que trabalha.

Sabe o lance de gerar confiança? Então, use a prova social para gerar confiança e atrair mais pessoas interessadas.

Viu como utilizar os gatilhos ajuda e muito na construção do seu posicionamento e marketing pessoal? De certa maneira você já executa alguns sem nem perceber.

Comece a colocar na sua estratégia de fortalecer seu posicionamento e marketing pessoal e com isso gerar cada vez mais, confiança, empatia e com isso vendas e indicações.

Saiba utilizar com moderação e objetivo que com certeza seus resultados serão positivos.

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O que achou do artigo? Conhece outro gatilho interessante para se utilizar? Deixe nos comentários.

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