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As 20 tendências no Digital que você deveria apostar em 2020!

Imagem na cor roxo escuro contendo várias imagens das redes sociais existentes interligados umas nas outras significando as redes sociais conectadas entre si.

Como todo final de ano, muitas pessoas começam a apresentar o que será tendência no próximo ano que está chegando. E para 2020 não será diferente. Estamos entrando em uma nova década e com ela, muitas transformações e novidades estão acompanhando essa inovação.

Posso dizer que esse ano de 2019 foi de muita coisa boa, muito teste, estratégia, estudos e pesquisa sobre as novas tecnologias e principalmente, a forma como o consumidor e usuário se comportaram nas redes sociais.

Nós estamos ficando exigentes e principalmente, estamos querendo mais praticidade, humanização e novidades.

Por isso, separei 20 tendências que eu acredito que serão o ponto chave para alavancar seus negócios, carreiras, marca pessoal e vendas.

Tendências essas que já testei e obtive resultado e/ou estou testando para além de indicar, conquistar meus resultados também.

Bora lá?

1 – LinkedIn

Não poderia começar esse artigo sem falar da rede social que, além de ser a que mais gosto de estar e aposto no seu crescimento, em 2019 apresentou grande expansão e aceitação do público. No começo do ano, começamos com 38 milhões de usuários e de acordo com dados de pesquisa feita pelo LinkedIn, estamos fechando o ano em 40 milhões de usuários sendo a cada segundos, 2 novos adeptos chegam à plataforma.

Pelo terceiro ano consecutivo foi considerado a rede mais confiável de todas que existem, então não preciso dizer mais nada certo? Apenas, apostem e investem tempo, foco e estratégia aqui no LinkedIn.

Foi-se o tempo em que era apenas um site para currículo. Hoje, o LinkedIn é um espaço onde você pode ampliar sua rede de contatos, compartilhar suas experiências profissionais, fazer negócios, divulgar seus produtos e fortalecer a sua marca no LinkedIn.

2 – Tik tok

Foi considerado um dos app’s mais baixados este ano, ultrapassando a marca de 1,5 bilhão de instalações em celulares Android e iPhone no mundo. Vai dizer que caiu na graça da galera ou não? Conhecido por ser uma rede social popular famoso especialmente entre jovens e adolescentes que permite vídeos curtos, dublagens e formatos de apresentação, o Tik Tok vem conquistando espaço e principalmente, a atenção de muitos.

Tenho cliente que já me pediu para avaliar essa rede para os negócios e produtos dele. No final, como o público-alvo eram os jovens, posso dizer que ele vem tento resultados bacanas com as publicações e retornos interessantes nas vendas. Então a dica é: TESTAR e ver se vale a pena!

3 – Instagram

Ainda é considerado o queridinho por muita gente, continua em uma onda muito grande de usuários presentes na plataforma e com isso, vem conquistando seu espaço deixando para trás grandes redes como o Facebook.

Mas se engana que em 2020, você vai conseguir manter a mesma estratégia que vinha fazendo em 2019. O jogo anda virando por lá e quem não se planejar e começar a pensar estrategicamente o uso do Insta para os seus negócios, marketing pessoal e vendas vai patinar. A dica é: planeje bem o ano de 2020 dentro do insta pois ali já deixou de ser brincadeira já tem um tempo.

4- Vídeo marketing + Youtube

A onda dos vídeos cresceu demais em 2019 e não será diferente em 2020. Aliás, ganhará cada vez mais força o uso dos vídeos dentro das plataformas. O engajamento é bem melhor quando você utiliza vídeo marketing nas suas estratégias, o retorno, confiança e vendas já de mostram bem mais assertivas.

De acordo com dados apresentados pelo LinkedIn, 50% dos usuários assistem vídeos em seus feeds diariamente. Então por que não aproveitar essa onda e engajamento?

Apostem nos vídeos. Usem mais para falar sobre ser produto, serviço e fortalecer sua marca pessoal. Quem aparece, cresce!

– Marketing de experiência

Está crescendo essa onda da “experimentação”. A ideia é trazer o cliente para mais perto da marca e aguçar sensações inesquecíveis com a sua marca. Se  você tem uma loja física, online ou trabalha apenas com serviços e quer aumentar a confiança e permanência do seu cliente com a sua marca e produto, proporciona experiências incríveis para ele.

Exemplo de marca que pratica muito o marketing de experiência em loja física, é a Cacau Show quando lança algum novo chocolate. Dentro das lojas é feito um momento de degustação e contagem da história de como se chegou até o resultado final que é o chocolate que as pessoas estão comendo.

Pense em algo que irá marcar o pensamento e o coração desse cliente, usuário ou audiência.

6- Marketing de conteúdo

Está aí um que nunca sai de moda, sempre é tendência e ganha força a cada ano: o CONTEÚDO!

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, logo se você não conseguir atrá-lo por meio do seu conteúdo e história, você não terá resultados bacanas. A dica é, se aperfeiçoa na arte de contar história. Aprenda mais sobre marketing de conteúdo, storytelling e posicionamento.

Tente entender a forma como seu cliente e audiência, gosta de consumir seus conteúdos, o por que e o que.

7- Marketing de influência

Nunca se viu tanto influenciador digital ser usado como forma de atração e fortalecimento de marca como este ano. Também vimos que além do seu serviço de divulgação, os influencers tiveram que se virar nos 30 após a ocultação dos likes (graças à Deus) e mostrar mais habilidades com conteúdo e estratégias na hora de serem contratados.

Foi-se o tempo em que eram apenas números que determinavam algo, agora é influencia engajada, conteúdo relevante e retorno assertivo.

8- Marketing Pessoal / Posicionamento Digital

Aqui eu vou colocar só uma frase que sempre uso em meus cursos e palestras e que acredito que resuma a importância de em 2020 você trabalhar seu marketing pessoal: OU VOCÊ SE POSICIONA OU VOCÊ SERÁ MAIS UM ENTRE TANTOS!

9- Pesquisa por voz

Praticidade e rapidez! Esses são os motivos que levaram os usuários a utilizarem muito a pesquisa por voz e que fez se torna tendência em 2020 devido o seu crescimento. Cada vez mais o comportamento dos usuários e consumidores estão sendo influenciados pelo Google. De acordo com Global Web Indez, 41% dos adultos e 55% dos adolescentes estão usando a pesquisa por voz diariamente e até 2020, 50% de todas as pesquisas serão de voz. Apostem nessa ferramenta pois a tendência de uso é só crescer e alavancar as vendas.

10- Podcast

Antigamente esquecido, hoje passou a aparecer no planejamento estratégico como sendo mais uma forma de canal de comunicação e marketing pessoal de quem aposta. Já disse e afirmou Gary Vee em uma palestra aqui no Brasil: a tendência em 2020 serão os podcasts! Você vai discutir com o guru do marketing digital? Não né! O jeito é testar e apostar nesse formato no próximo ano.

11- SEO

As transformações tecnológicas estão rápidas demais e se você não souber posicionar seu site e blog na primeira página do Google, você fica para trás, literalmente. Aprenda a otimização de pesquisa, como usar a geolocalização para despontar seu negócio físico. Como fortalecer sua marca pessoal, referência por meio de conteúdos relevantes e atrativos.

Aprenda SEO e como colocar seu nome e marca em primeiro lugar nas buscas!

12- Telegram 

Está aí uma plataforma que vem ganhando força também e muita gente tem apostado no seu uso por ter recursos mais interessantes como:

Comunicação em massa onde permite que você se comunique com um número massivo de pessoas de uma só vez em grupo de até 200 mil membros, as conversas secretas são a opção na qual você pode trocar mensagens com um contato usando criptografia de ponta a ponta.

Tirando que para arquivos ele dá show! O Telegram tem um limite muito superior ao de seus concorrentes, permitindo o envio de arquivos de até 1.5 GB – enquanto os limites do WhatsApp (100 MB) são bem mais modestos.

Muita gente, e eu me incluo, tem apostado nessa ferramenta para gerar um grupo qualificado e assertivo. Criar sua própria comunidade que se interessa por assuntos, produtos e serviços que você venha a oferecer. Eu por exemplo, tenho uma comunidade no telegrama chamada “Conecta LinkedIn e MKT Pessoal” onde dou dicas de como conquistar visibilidade e como descomplicar o uso do LinkedIn e a importância de um bom marketing pessoal nas mídias. Já aproveito para convidar vocês a participarem!

13- Live’s / Ao vivo

Já ouviram aquela frase: QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO? Então, as lives além de te ajudar no engajamento e resultados assertivos, ele faz com que fortaleça sua marca pessoal, referência sobre o que oferece e fala e ainda, aproxima você da sua audiência uma vez que você está ali, ao vivo, disponível para tirar dúvidas e falar sobre assuntos de interesse. Explorem cada vez mais essa ferramenta, se quiserem aumentar as vendas e marketing pessoal.

Vale lembrar aqui, que o LinkedIn está com uma versão beta em teste de live dentro da plataforma. Esperamos que em 2020 será concluída com sucesso para que possamos utilizar mais esse recurso por aqui.

14- Grupos no face, comunidades, close Friends

Que o Facebook não anda entregando muito bem nossos conteúdos, isso nós já sabemos. Mas de alguns meses para cá, eles têm apostados nos grupos no face. Quem aqui já viu as propagandas do Facebook sobre os grupos? Ficaram demais e por isso, volto a falar sobre a comunidade qualificada, pessoas que realmente gostam do seu serviço, tema e produto. Estão aí os close friends, grupos do Linkedin e comunidade de Telegram e WhatsApp que não me deixam mentir. A dica é explorar esses grupos, participar efetivamente, criar um seu específico.

Tem galera ganhando dinheiro com acesso a comunidade, grupos e closes hein. Se liga!

 15- Sites/Blogs

Meu desejo para você em 2020 é que possa adquirir um terreno próprio e não sofrer mais com as instabilidades que acontecem por aqui. Amém? Kkkkkk

Brincadeiras à parte, muita gente achava que os blogs tinham morrido. Tinham perdido sua vez e parece que o jogo virou não é mesmo? Ainda mais neste ano de 2019 em que passamos por muitas instabilidades no trio parada dura (insta, face e whats) fazendo que muitos “comprassem” sem terreno próprio e começassem a dormir mais tranquilos.

Por isso a tendência em 2020 é que os site e blogs próprios ganham força e com isso, muitos não precisem sofrer mais com quedas alheias. Assuma logo um local seu, invista em um site próprio, comece a gerar conteúdo de valor dentro dele e o transforme em um grande canal de comunicação e fortalecimento da sua marca o quanto antes.

16- E-mail marketing

A mesma coisa passou o e-mail marketing quando muitos acharam que tinha morrido. Ele está mais forte do que você imagina e mais poderoso que nunca. Quando ocorre a queda, você não deixa de trabalhar e muito menos de vender seu produto e serviço. Enquanto uns se desespera, outros continuam a saga tranquilamente com sua base de contatos. Então a dica é você começar o quanto antes a captar sua base de contatos, seu mailing de e-mails para disparos e marketing de conversação com seus clientes.

E-mail marketing não morreu, ele se reinventou!

17- LGPD – Lei Geral de proteção de dados

Assim como será tendência a construção da sua lista de contatos e base de e-mails, uma vez que está lidando com dados alheios, fica a dica você conhecer o que é LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados é uma regulamentação cujo objetivo é estabelecer as bases legais para coleta e tratamento de dados pessoais, ampliando as garantias de privacidade de pessoas naturais na web e fora dela.

Vale lembrar que em 2020 será ano de eleições, logo muitos dados estarão sendo repassados e enviados via web. Fakes news estarão rolando super. Meu conselho? Estude o quanto antes a regulamentação da LGPD e fique por dentro do que rege cada ação.

18- Acessibilidade (legenda e descrições)

Estamos entrando em um novo ano que será regido pela acessibilidade e diversidade. Ou você inclui todo mundo ou esquece. O seu conteúdo merece continuar sendo consumido então deixe ele mais acessível. Apresente ele para quem também é consumidor final: os deficientes visuais e auditivos e da diversidade também.

De acordo com dados apresentados pelo LinkedIn, mais de 85% dos vídeos são vistos com som desligados. Seja na fila do banco, na sala de reuniões ou na sala de espero do médico, muita gente passa o tempo no celular consumindo vídeos, então o seu vídeo merece ser vistos por muitos. LEGENDE-O!

19- Inteligência artificial

Vem ganhando força a presença da IA – Inteligência Artificial nas empresas e negócios. Muitos estão estudando mais afundo sistemas de softwares capazes de alinhar o ambiente de trabalho e padronizar resultados positivos. A ideia é aumentar a capacidade do ser humano solucionar problemas em raciocínio. Parece complexo, difícil de entender mas se preparem para mais soluções viáveis para nós e empresas.

20- Ads

Google Ads, Facebook Ads, Insta Ads, LinkedIn Ads e por aí vai. Campanhas, patrocinados, promoções, dinheiro, investimento.

Comecem a separar uma graninha para investirem em patrocinado se você quiser crescer e ser mais visto! Com a queda de alcance de algumas plataformas e outras com orgânicos ótimos mas não sabemos até quando, vale a pena começar a se planejar em 2020, colocar dinheiro no seu negócio. Fazer seus conteúdos expandirem.

Nem tudo nessa vida é de graça e fácil! 😉

Tendência Bônus – Pinterest

Que tal pensar no Pinterest para Negócios e colocar nas estratégias de Marketing para 2020? Conhecida por ser uma rede social ótima para compartilhar referências de imagens e se inspirar em conteúdos para você produzir mais tarde nas suas redes sociais.

Antigamente servia para arquitetos, design de interiores, diretores de arte, designer e blogueiras exporem suas fotos, criações e dicas. Agora, ele é para todo mundo que quer empreender dentro dessa plataforma com objetivo de gerar conteúdo para um público mais engajado.

Eu sou viciada em salvar conteúdos por lá. Então comece a pensar em gerar conteúdo e com isso usar o Pinterest para fortalecimento de autoridade na sua área.

Apostem no Pinterest pois ele está igual mineiro fala, conquistando audiência pelas beirada!

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Bom essas foram as 20 tendências que acredito ser sucesso em 2020. Muitos vão pensar: Mas Alê preciso estar em todas as redes? Preciso apostar em todas as tendências?

Te respondo que não! Mas ao mesmo tempo te digo: pelo menos TESTE todas elas para ter certeza que para você ou sua empresa, produto ou cliente não servirá. De todo modo, são caminhos que levarão ao um mesmo resultado: sucesso!

Sucesso da sua marca pessoal, do seu produto, seu serviço, seu posicionamento digital.

E aí, me diz, em qual você irá apostar em 2020?

 

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