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7 motivos que me fizeram começar a escrever no LinkedIn e ter uma marca pessoal reconhecida

Pessoa escrevendo no notebook os 7 motivos que me fizeram começar a escrever no LinkedIn e ter uma marca pessoal reconhecida

Me lembro quando decidi voltar com tudo para o LinkedIn e com isso ter uma marca pessoal reconhecida. Voltar a estar mais presente, me posicionar e me relacionar na rede. Voltar a acreditar no poder dessa plataforma e trabalhar meu posicionamento digital, comunicação e marca pessoal por aqui.

E sabe por onde eu comecei a fortalecer minha presença e marca pessoal? Através da escrita!

Sempre gostei de escrever e muito. Sou formada em jornalismo e minha mãe me dizia que eu falava muito e escrevia muito também e já cantava a bola que quando mais velha seguiria área de humanas e comunicação. E ela admira até hoje o fato de como tenho essa facilidade de olhar as coisas e passar com naturalidade para mais pessoas e com isso transformar e contribuir.

Confesso que todo artigo meu, é ela quem revisa. Mas sempre peço para ser com olhar de leitora.

Mas voltando para ao artigo de hoje, quando eu decidi trazer esse tema foi porque muitas pessoas me relatam, seja aqui no Linkedin ou seja nas lives que faço no meu instagram para falar sobre a plataforma (quem quiser me seguir está ai @eualessandragfrazao) , a maioria diz que tem medo, bloqueio, dificuldades e/ou receio de escrever aqui.

Não pense que foi fácil para eu começar escrever os artigos aqui no Linkedin depois de 2 anos parada. Quando voltei, encontrei a plataforma bem mudada nas configurações, formas de postagens e interações. Muito mais oportunidades para expor nossas ideias.

Lembro que demorei 2 dias para escrever e 1 semana para postar.

Escrevi um artigo sobre o Caso Carrefour e a gestão de crise (veja aqui). Não sei se foi a forma como escrevi ou se foi pelo fato de estar muito tempo parado o meu perfil, mas o resultado é que não performou muito bem.

Mas em compensação, foi o start que eu precisava para começar a criar meu marketing e marca pessoal, presença no Linkedin e até mesmo, para voltar a entender como estava a parte do algoritmo e estratégia da plataforma.

Foi aí que entrou o famoso “Skin in the game” que traduzido bem superficial, seria “dar a cara a tapa no jogo”, “praticar aquilo que você ensina”.

E então foi o que eu fiz. Comecei a observar como os top voices, influenciadores e a galera do próprio LinkedIn escreviam na plataforma. Pesquisei algumas estratégias e coloquei em ação.

Mas o conselho que eu dou é que, mais do que você testar estratégia, seja essência aqui e na vida. Mostre sua verdade, seu conteúdo de valor e humanizado. Algoritmo e as pessoas adoram isso!

No início meus artigos e publicações não performaram bem, o que é normal já que estava muito tempo sem marcar presença. Porém depois, começaram a melhorar nas visualizações, interações, convites para se conectar e com muita paciência, dedicação, prática, muitos testes e frequência, hoje eu considero meu perfil bem atrativo, engajado e bem posicionado.

Tanto que os resultados começaram a aparecer por conta desse posicionamento.

Desde convites para palestrar em Universidades, cursos e workshops e até entrevista para o jornal Extra (veja aqui) falando sobre a importância do Linkedin para o marketing pessoal e carreira.

Por que eu contei essa minha história com os artigos para você antes de detalhar os 4 motivos para você começar a escrever aqui?

Porque eu sei e senti o que a maioria passa quando me relata sobre a dificuldade de se expor por meio da escrita.

Mas o que posso te dizer é, que depois que comecei a escrever no LinkedIn, a compartilhar meus conhecimentos, experiências, dicas e opiniões, minha vida profissional mudou, se transformou. Como eu relatei ali em cima.

Cursos, palestras, entrevistas, pessoas que fazem mentoria comigo para aprender a configurar, mexer e fuçar no IN. E mais que isso, as pessoas querem aprender a gostar do LinkedIn como mais uma forma de se comunicarem.

Por isso, se você não está escrevendo aqui ainda, você já está perdendo tempo, oportunidade e dinheiro.

Quer saber porque?

Vamos a dicas!

1 – Contribui para o seu Marketing Pessoal e visibilidade

Não tem como hoje uma pessoa deixar de se posicionar nas mídias digitais. Quem não está conectado, não existe.

E o LinkedIn tem ajudado muito aqueles que querem conquistar visibilidade, referência e trabalhar seu marketing pessoal dentro da plataforma. Ele é uma rede social ainda em expansão. Por mais que já tenha mais de 15 anos de existência, sua utilização ainda é pouca, porém, ele vem ganhando força e destaque e muitos adeptos passaram a enxergar a rede como grande potencial de negócios, posicionamento e carreira.

Para você ter uma ideia, os últimos dados apresentados quanto ao uso do LinkedIn, a plataforma conta agora com mais de 950 milhões de usuários, só no Brasil aumentou de 58 para 63 milhões de conectados no IN, são mais de 30 milhões de empresas cadastradas aqui e nos dados anteriores, a cada segundo 6 novos usuários estão se cadastrando e entrando do LinkedIn para ampliar sua comunicação, autopromoção e visibilidade.

Por isso, uma das estratégias para você começar agora mesmo a escrever no LinkedIn, é que essa plataforma está crescendo e ganhando destaque. Logo, quem conseguir caminhar aqui dentro e se posicionar enquanto está performando muito bem no orgânico, sai ganhando.

Escreva com frequência por aqui pois ele irá te ajudar a muito a conquistar visibilidade, garantir seu espaço e protagonismo entre os demais e ainda, faz com que você conquiste autoridade e vire referência no que você faz e trabalha.

Quem escreve no LinkedIn transforma seus pensamentos, aumenta seu networking, tem oportunidade de ser convidado para eventos, reuniões, entrevistas e palestras

2 – Te ajuda na prática na escrita

E por falar em escrever, o que ouço de muitas pessoas é que, elas só não escrevem no LinkedIn por medo e receio de críticas e julgamentos que podem sofrer com relação ao texto, escrita, opinião e outras situações.

Posso falar a real para você? Você fazendo ou não, você já está sendo criticado então que pelo menos você faça para ajudar o próximo.

Leia também: Não deixe o medo de publicar seus conteúdos, te dominar. Aprenda a dominá-lo!

Falo isso porque às vezes você pode estar sofrendo por antecipação.

Nós temos uma mania, crença e/ou costume de pensar só no que vai dar errado, no que vão falar de negativo ou coisas do tipo. Já parou para pensar que aquele artigo que você está guardando há tempos ou aquela experiência que você passou, podem servir de ajuda, reflexão e insights para outras pessoas e com isso pode gerar agradecimento e elogios?

Então escreve logo. Publica logo. Você só perde o medo e aprende a escrever com a prática, coragem e repetição. Um pouco todo dia. Um passo de cada vez.

O LinkedIn é uma plataforma tão bacana para você gerar conteúdo que o próprio CEO do IN, Jeff Weiner uma vez disse que há alguns anos, eles perceberam que teriam mais valor como negócio se investíssemos também em conteúdo voltado para profissionais.

Pensando nisso que o LinkedIn criou recentemente o recurso NEWSLETTER, uma ótima ferramenta para que você crie conteúdo vinculado ao seu perfil, mas que não fica restrito apenas a sua rede de contatos e sim uma comunidade que deseja consumir seus conteúdos sempre uma vez que eles passam a assinar sua newsletter.

Ele agrega demais a sua marca pessoal e profissional com conteúdos relevantes e é onde você pode começar a impactar pessoas diferentes e construir a imagem de referência e autoridade nos temas abordados.

Até a plataforma está se adaptando para ver você escrever com mais frequência por aqui então que tal você começar a perder o receio e tentar?

Não sabe o que escrever?

Vou te dar alguns caminhos:

  1. – leu algum livro bacana? Publica um pequeno resumo no feed ou escreva sobre ele;

  2. – assistiu a um filme que foi interessante? Fale sobre ele. Pode ser interessante para mais pessoas.

  3. – Passou por alguma experiência legal ou não tão bacana assim? Fale sobre isso. Gere empatia com a sua conexão;

  4. – Participou de um evento? Traga os insights para mais pessoas aprenderem também;

  5. – Ficou sabendo de novidade da sua área? Informe sua conexão e coloque sua opinião sobre;

Viu como você tem conteúdo interessante para mostrar?

Então agora escolha uma e publique! Compartilhe o que você sabe

3 – Momento de autoconhecimento

Outro motivo bacana para escrever no IN é que esse momento pode servir de descanso mental para você. Tipo uma válvula de escape e ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas te conheçam mais.

Sabe aquele momento sozinho (a), num lugar calmo e silencioso, escrever sobre o que gosta e perceber o artigo está saindo e o pensamento está fluindo? Então, esse é seu momento. Momento de relaxar também.

Quando você passa a tomar gosto e segurança em escrever, você quer fazer isso com mais frequência e quando percebe já está no automático e querendo escrever sobre tudo e a todo o momento.

Então aproveite esse momento para se autoconhecer, saber seus melhores horários de produção, onde e quando você produz melhor, quais temas você gosta de falar e o mais importante: montar seu planejamento de temas e artigos.

Quando você planeja, você consegue ter frequência, consistência, fluidez na escrita e com isso, conquista mais visibilidade e vê seus artigos impactando mais pessoas.

4 – Descubra uma nova forma de rentabilizar

Isso mesmo que você leu! Você pode rentabilizar a sua escrita sabia?

Tem pessoas que ganham dinheiro escrevendo para outras sobre assuntos diversos. São os conhecidos redatores freelancers, redator para web, os ghostwriter ou escritor fantasma, que são procurados, muitos deles pelo LinkedIn, para elaborar um texto com tema definido, público-alvo, linguagem adequada e referências.

De uns tempos para cá, o Marketing de Conteúdo começou a ganhar força e com isso, essa modalidade de trabalho vem crescendo também.

Já parou para pensar, você sendo encontrado no LinkedIn para ganhar dinheiro escrevendo por aí, por conta da sua forma de escrita, de posicionamento e de divulgação? E mais, virar um fonte de renda e até um trabalho fixo?

Então aproveite o que há de melhor no LinkedIn e na internet e vá em frente. Conquiste seu espaço, se mostre para o mundo, deixe as pessoas te conhecerem e saberem do seu potencial agora mesmo.

Você só terá os resultados que você tanto sonha, tendo atitudes diferentes da que você faz. Ou seja, você só conseguirá perder esse medo, receio e terá sucesso no IN, quando você passar a praticar.

5- Trabalha o seu networking

Já pensou seu conteúdo chegar ao conhecimento de muitos profissionais e poder falar com grandes empresários, empreendedores, fechar clientes, parcerias e ainda, construir relacionamentos assertivos e estratégicos para o seu negócio e carreira? Então, seu conteúdo no LinkedIn te proporciona isso!

Poder construir uma rede de contatos incríveis que possa fazer com que a sua carreira e negócios decolem, faz toda a diferença e o mais bacana, e de graça. Nada como iniciar bons relacionamentos por meio de bons conteúdos, não é mesmo?

6- Escrever artigos faz aumentar suas oportunidades, conexão e marca pessoal

Existe uma frase que sempre falo que é: NÃO ADIANTA FALAR QUE VOCÊ TEM POTENCIAL, HABILIDADES E CONHECIMENTOS SE NINGUÉM ESTÁ VENDO E LENDO SOBRE ISSO.

Tenho defendido fielmente o uso dos conteúdos de valor e autênticos, seja no LinkedIn ou demais redes, como um caminho para fortalecer a sua marca pessoal, posicionamento, gerar resultados, expandir sua carreira e ser recolocado no mercado de trabalho.

Produzir conteúdos no digital para algumas pessoas ainda parece ser um bicho de sete-cabeças, as travas, receios e medos sempre rondam na hora de publicar. E tudo bem!

Sentir medo ou receio é normal do ser humano, o que irá te diferenciar é a forma como você irá lidar com essa situação. Usar como combustível entende?

Então, mãos à obra, produção no forno e marca pessoa forte no digital pois tem muitas pessoas precisando e querendo te conhecer e aprender contigo. Vamos lá?

7 – Aproveite a onda positiva e orgânica da plataforma;

Se tem uma rede, entre as demais, que melhor entrega organicamente, é o LinkedIn. Ele tem um alto alcance de engajamento e pelo fato de muitas pessoas ainda não estarem apostando suas fichas na plataforma, a dica é aproveitar esse mar azul de possibilidades e conquistar resultados.

E tem mais, um segredo nosso aqui: LinkedIn e Google são parceiros. Uma vez que seu conteúdo gera alcance e visibilidade, pasme, ele vai para o campo de busca do google e sua marca cresce forma do IN. Já imaginou isso? Incrível demais!

Então que tal começar agora mesmo?

Espero ter ajudado você a entender a importância de começar agora mesmo a postar no LinkedIn. Se tiver mais dicas bacanas ou dúvidas, deixe um comentário para que mais pessoas possam ficar por dentro e acompanhar também.

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E se você ainda sentir dificuldades em produzir seus conteúdos e de como utilizar o LinkedIn para fortalecer a sua Marca Pessoal, gerar negócios, saber o que publicar, como ter um perfil campeão mais engajado na rede, aprender a fazer networking e gerar mais vendas, eu posso te ajudar através da minha Mentoria Individual MPPL – Marca Pessoal e Posicionamento no LinkedIn.

Só falar comigo por aqui (@eualessandragfrazao) que te explico como funciona a Mentoria que já ajudaram mais de 1.000 profissionais a destravarem aqui e conquistarem sua recolocação e protagonismo na rede. AS VAGAS ESTÃO ABERTAS!

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SOBRE A AUTORA

Alê Frazão

Jornalista, conteudista, educadora digital, especialista em Marca Pessoal, Posicionamento e LinkedIn e Estrategista em Comunicação e Marketing Digital que acredita que comunicação é mais que comunicar. Comunicação é saber se conectar, influenciar, inspirar e com isso fazer a diferença!

Como empreendedora digital, ajudo empreendedores, profissionais liberais e quem mais interessar, buscar um melhor posicionamento digital por meio de conteúdos e estratégias nas mídias digitais, em especial o LinkedIn que é uma plataforma que vem crescendo e conquistando adeptos, com consultorias, mentorias, cursos e treinamentos em Comunicação e Marketing Digital. Já atendi mais de 1.500 profissionais que desejavam ter sua Marca Pessoal e Posicionamento engajados aqui na rede. Você pode ser o próximo! Entre para minha Mentoria MPPL!

Você pode me acompanhar também pelo:

Site: alessandrafrazao.com.br

Instagram: instagram.com/eualessandragfrazao/

Telegram: Canal Conecta LinkedIn e Mkt Digital

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