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10 tendências no marketing digital e comunicação para você apostar em 2023

A imagem traz uma menina sentada na cama com um computador apoiados em duas pernas e em uma das mãos estão segurando um café e a outra mão digita uma pesquisa sobre marketing digital

Sim! Mais um ano novo chegou e claro que com ele vem as apostas de quem trabalha, ou utiliza, o marketing digital com relação a algumas tendências em estratégias, ferramentas e ações para se investir no online.

Eu mesma, sou uma que sempre compartilho essas listas com principais tendências para os seus negócios, sua marca pessoal e carreira por acreditar e observar o seu crescimento e resultados para quem os utiliza de forma assertiva e estratégica e hoje quero compartilhar as 10 tendências que eu acredito que você deveria ficar de olho (e investir) na sua Comunicação e Marketing Digital em 2023.

A lista não será somente focada em Marketing!

Dessa vez não só vão entrar estratégias de marketing digital, como também estarão na lista ferramentas para fortalecer sua comunicação no digital. Não sei se você sabe, mas desde 2020 e agora em 2023, mais uma vez a habilidade mais buscada pelas empresas e pelas pessoas foi a COMUNICAÇÃO.

A forma de como se comunicar, fazer com que sua mensagem chegue até o receptor/cliente/seguidor e com isso, te tornar referência na sua área e crescer vendas dos seus serviços e produtos. Papo para um próximo artigo né?!

Mas enfim, não temos como mais evitar o digital em nossas vidas, mesmo que seja para apenas fazer pesquisas e uso de forma rápida, mesmo assim ele está entre nós e nos ajudando sim em vários aspectos.

Por isso se liga nas ações e ideias bacanas para você implementar no seu planejamento e execução de 2023.

Bora lá?!

Comunicação assertiva e acessível;

Como sempre gosto de lembrar, não tem como não fala de comunicação e não trazer a reflexão da frase mais poderosa e verdadeira do Chacrinha: QUEM NÃO COMUNICA, SE TRUMBICA!

E vamos ser bem realistas aqui, hoje em dia se você não estiver em pelo menos duas redes sociais mostrando, consumindo ou vendendo produtos e informações, sinto muito te dizer mas você nem existe!

Forte porém verdadeiro. E como você deve ter lido no começo desse artigo, a habilidade COMUNICAÇÃO, se tornou uma das habilidades mais buscadas não só pelas empresas e recrutadores, mas também, no digital e pelas pessoas que estão cada vez mais conectadas em busca de uma comunicação mais assertiva, real e próxima. Com isso, a chave para o sucesso, no online e offline, está na sua comunicação autêntica.

Pessoas sempre vão se comunicar primeiro com você e não com seus produtos e serviços

Então comece a se comunicar de forma estratégica, assertiva e autêntica e tenha grandes resultados com isso!

Marketing de influência

Se tem uma coisa que cresceu muito de uns dois anos para cá foi a tal influência! Sejam influenciadores, sejam criadores de conteúdos ou sejam blogueiros, enfim, essa estratégia está em alta e tem tudo para permanecer crescendo.

O motivo? Desconstrução de um digital mais fake para um mais real, de verdade, que conecta!

Em 2022 eu já falava desse “boom” e olha lá o que aconteceu?! Marketing de Influência, influentes, influencer digitais. Pessoas que, realmente, conseguem transmitir influência naquilo que consomem, postam, divulgam e adquirem ganharam espaço em 2022 e será muito presente em 2023.

Para você entender melhor, marketing de influência nada mais é do que uma estratégia de marketing digital, que utiliza produtores de conteúdos independentes para construir uma ponte entre a marca e o consumidor gerando assim, visibilidade, vendas e conexão.

As marcas estão entendendo a importância e diferencial de se trabalhar com influenciadores uma vez que eles exploram a criatividade, conseguem se conectar mais diretamente com seus seguidores e ai também estamos de olho nos nano e micro influenciadores, conseguem falar com diversos públicos, uma vez que o digital pede humanização nos dias de hoje, os influenciadores conseguem gerar, muitas vezes, conteúdos mais dinâmicos e diretos.

Marketing de relacionamento ou CRM e CX

Esse nunca sai de moda e posso te dizer que é a peça-chave para você brilhar e conquistar resultados incríveis no digital.

Se conteúdo é rei meu querido (a), o relacionamento é a rainha e que juntos, completam essa tendência que faz com que você conquiste resultados importantes no digital.

Customer Relationship Management é um termo em inglês que pode ser traduzido para Gestão de Relacionamento com o Cliente e CX seria Customer Experience ou traduzido, Experiência do Consumidor.

Num momento em que estamos na Era Digital onde muitos, depois da pandemia principalmente, tiveram que vir para o digital, saber como abordar, atrair, converter e gerar conexões com clientes tem sido cada vez mais exigido e buscado.

O usuário tem ficado mais exigente e com isso, o atendimento tem sido mais estratégico e assertivo para que a gestão e experiência do cliente seja mais incrível possível. Essas duas ações serão tendência em 2023 devido ao uso e presença do digital, do aumento de influenciadores, do e-commerce e crescimento de conteúdos e relacionamentos nas redes.

Se você conseguir conversar e se conectar com seu público, seguidores e clientes de forma genuína, responsável e humanizado, certeza que em 2023 você conquista muito protagonismo, engajamento, visibilidade e vendas por aqui.

Conteúdo autêntico e humanizado 

Esta aí uma das estratégias que mais tenho falado ao longo dos anos aqui no digital quando se trata de fortalecer Marca Pessoal e profissional: conteúdo autêntico!

Aquele sem muita desculpas para não ser feito, sem muita produção mas que passa o recado e mensagem de forma genuína e direta, que consegue comunicar e se conectar com o público, aquele que inspira, transforma e aproxima sabe, então, esse é o conteúdo que você precisa apostar de uma vez por todas esse ano.

Seu conteúdo precisa gerar diariamente desejo, atração, conexão, curiosidade de quem o consome, seu dia a dia, o que gosta, mostrar os resultados que seu serviço ou produto oferecem para as pessoas de forma humanizada é o que mais você irá ver no digital.

Uma ideia de como estudar e colocar em prática essa estratégia é você começar a observar os stories de influenciadores que se conectam com você e tentar reproduzir no seu dia a dia. Não é copiar e sim, se inspirar.

Um exemplo, eu vou te confessar que passei a seguir o dia a dia das gêmeas Mirella e Mariele Santos e Mc Loma. Cara sério, eu estou viciada nelas e analisando os conteúdos que elas postam, observei que quanto mais natural, sem edição ou menos “vamos gravar de novo porque sai estranha” tiver, melhor!

Elas não são do meu nicho de comunicação e marketing, mas são criadoras de conteúdos que eu me conecto pela simplicidade, humor e verdade. Você não precisa ver somente da sua área, aposte em consumir conteúdos diferentes também! Tirando que isso abre sua mente para possibilidades de conteúdos cada vez mais autênticos!

E-commerce fortalecido

Sim, como eu havia falado em 2022, devido a pandemia acelerar muitas coisas e uma delas foi a utilização e migração de vendas físicas para o online, em 2023 não será diferente. O e-commerce, ou comércio eletrônico, são as vendas pela internet, feitas por uma única empresa, fabricante ou colaborador, utilizando assim, uma plataforma virtual para realizar essas vendas.

Como eu disse, a pandemia veio e com isso, muitos tiveram que se adaptar e buscar maneiras de continuar as vendas de seus produtos. Logo, o e-commerce chegou com tudo e se tornou uma super alternativa para quem precisava continuar vendendo, comprando e também, para quem desejava começar a investir na venda online.

O fato é que, o e-commerce não só foi tendência nesses últimos 2 anos mas também, seu crescimento tende a ser maior em 2023 uma vez que as pessoas viram essa necessidade, praticidade e usabilidade para os seus usuários e clientes.

Para você ter uma ideia, de acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, que inclui pagamentos de todos os tipos em uma série de mercados globais, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020

Então, se você tem comércio, gera negócios e tem produtos, aposte em uma página de venda bem estruturada e veja seus resultados crescerem.

Conteúdo em vídeos curtos e/ou Vídeo Marketing

Sim, eles estão com tudo a muito tempo, em 2019 começou a dar seus passos importantes e aparecer em estratégias, em 2020 por conta da pandemia teve um crescimento interessante, em 2021 e 2022 permaneceu forte e mais utilizado pelas empresas, pessoas para gerar conteúdos mais direto, humanizado e de retenção e com certeza em 2023 os vídeos marketing serão ainda mais tendência no digital e uma aposta incrível que você deveria ficar de olho e começar a usar.

Ainda mais com o crescimento, e atualizações, do reels, Tik Tok e short vídeos no youtube.

Para você ter uma noção de como eles serão tendência, se liga nesses dados:

  • Segundo pesquisa da Video Brewery, uma boa estratégia em vídeo pode aumentar a compreensão do público sobre o que você oferece em 74%;
  • Segundo a pesquisa The State of Video Marketing 2018, as pessoas consomem, em média, uma hora e meia de vídeos online todos os dias.
  • 79% dos usuários consideram o vídeo como o melhor formato para acompanhar uma marca online, segundo dados do Brightcove.
  • Até o final de 2021, os vídeos online serão responsáveis por 82% do tráfego de dados no digital. Óbvio que com a pandemia, esse número já deve ter aumentado;
  • De acordo com a Forbes, visitantes gastam até 88% mais tempo em um site com vídeo.

Leia mais: O poder dos vídeos para a sua Marca Pessoal e Posicionamento no digital

Viu como muitos usuários tem consumido mais os formatos em vídeos? Então está na hora de você começar a apostar neles por aí!

Já ouviu aquela frase que muitos acham clichê, mas que é necessário nos dias de hoje que é: QUEM É VISTO É LEMBRADO?!

Então, se prepara, pois, se você quer começar a ser mais visto, quer vender mais seus serviços e produtos vai por mim, serão os vídeos que irão fazer sua marca pessoal ficar mais fortalecida e vista pelas suas conexões.

Saiba que as próprias plataformas estão se adequando, conforme a experiência do usuário, no que quesito oferecer recursos em vídeo para que você seja mais visto e conhecido, logo, você também precisa dar esse passo importante para o seu uso e colocar nas suas estratégias.

Branding e Marca Pessoal

Está aí um assunto que nunca ouvi falar tanto em 2022 e que vem com tudo em 2023! Seu posicionamento e estratégia de Marca pessoal no digital.

Vale lembrar que Marca Pessoal e Branding pessoal são duas ações diferentes, mas que tem o mesmo objetivo que é mostrar você para as pessoas. Marca Pessoal é sua essência, autenticidade, jeito e gestos que você já nasce com eles e passa a explorar. Sempre digo que é sua digital no digital!

E branding pessoal é a maneira como você irá gerenciar sua própria imagem e como os outros te observam. A famosa reflexão de: “O QUE IRÃO FALAR DE VOCÊ, QUANDO VOCÊ NÃO ESTIVER NA SALA?”

Saber como as pessoas te enxergam, te definem, aprender pelo autoconhecimento o que deseja transmitir e fortalecer, conhecer a fundo a sua identidade, trabalhar seu posicionamento e reputação, sua imagem a comunicação fará toda a diferença para se destacar.

Então, se utilize de meios de comunicação para se posicionar. Seja site, redes sociais, vídeos, textos. Todo lugar que você conseguir imprimir sua essência, faça!

Como você pode ver, eles são diferentes em suas definições, mas por igual em objetivo: SUA MARCA ser vista, engajada e fortalecida. Comece a trabalhar seu posicionamento e presença no digital pois a pandemia fez com que olhássemos para essa importância que é a nossa marca no mundo e com isso, os usuários agora exigem esse diferencial.

Fortalecimento de comunidades

Outra estratégia que está crescendo e que pode contribuir e muito para alavancar suas vendas e fortalecer sua marca e posicionamento. As conhecidas comunidades digitais são oportunidades de conectar você a pessoas com interesse no seu produto, serviço e tornar você autoridade no que fala, faz e vende.

Essa ideia ganhou força no facebook, onde até hoje tem movimentado essa área dentro da rede, e que agora passa a ser uma opção a mais para ganharmos espaços no digital em outras plataformas.

Redes como whatsApp, Telegram, grupos no Linkedin, facebook e no instagram com o “amigos próximos”, podem ser um caminho bacana para apostar um crescimento de comunidade.

Content creator ou criador (a) de conteúdos

Como já falamos ali acima, sobre marketing de influência, aqui também entra a novidade que são os criadores de conteúdos. Não necessariamente os “influencer” que você ouve direto a galera falar, mas são todas as pessoas que de uma forma, produzem, criam e postam conteúdos no digital com objetivo de ensinar, vender, fortalecer um conteúdo ou marca.

O criador de conteúdo produz conteúdos para quaisquer redes sociais ou mídia e de formatos que venham a ser pedidos e planejados.

Ser um criador de conteúdo no digital tem ganhado força e fique você sabendo que, a partir do momento que você posta um conteúdo que ajudar de alguma forma o próximo, logo você já considerado um criador influenciador de conteúdos. Então, pense bem quando, como e o que for postar nas redes pois isso transmite o que você posiciona.

Escolha de redes sociais assertivas para o seu propósito;

Não tem como eu falar de tendência e não entrar no assunto de redes sociais certo?! E também, não tem como não tocar naquele assunto de “não aposte suas fichas em uma única rede. Vá para mais possibilidades” porque realmente é isso que em 2023 você vai ter que fazer: expandir e investir!

Devido as instabilidades de algumas redes, a reflexão que fica é, não apostar em uma única rede, não focar em redes que muitas vezes estão lotadas e começar a investir em outras possibilidades e alternativas.

Um exemplo que eu reforço a aposta é no LinkedIn que tem crescido e pelo 5º ano consecutivo foi eleita a rede mais confiável, Youtube que ainda é a maior plataforma de vídeos do mundo e que teve crescimento favorável onde 90% das pessoas dizem utilizar o YouTube para aperfeiçoar uma habilidade e 52% para aprender algo novo.

Tem ainda o Pinterest que contribui para fortalecer sua marca pessoal e aumentar o acesso do seu site ou blog, e-mail marketing que muitos pensam que morreu mas não, ter uma base bem construída e alimentada faz toda a diferença, Telegram que veio para disputar com WhatsApp e de longe é melhor que ele e famoso e queridinho do momento Tik Tok que tem conquistado muitas pessoas e altos acessos.

São redes e ferramentas que, além de não estarem ligadas as 3 principais e que tem um único dono, essas redes são alternativas muito válidas para você testar e construir sua presença também para:

1º – não depender somente de algumas que por sua vez estão na estratégia do mar vermelho, saturadas;

2º –  temos os casos, quase que rotineiras, de redes ficando cada vez mais instáveis. Então partiu não focar em areia movediça e investir em mais possibilidades.

3º – Não adianta querer estar em todas as redes se você não for conseguir se comunicar de forma direta, assertiva e de resultados. Esteja onde você, e principalmente seu público, puder e estiver presente. Qualidade sempre será melhor que quantidade e a saúde mental agradece.

Entenda que você não precisa estar em todas se não quiser. Mas saiba como você irá usar cada rede e mais, procure observar se seu público está ali ou se você consegue firmar uma base bacana de presença. Caso sinta que alguma rede não é para você, tudo bem, invista em outra e vá gerar resultados feliz da vida.

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Bom essas são minhas apostas para 2023! E ai gostou? Tem mais alguma aposta que você acredita que será tendência esse ano? Me diz ai!

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