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Como construir um perfil campeão e aumentar a sua visibilidade e engajamento no LinkedIn

Muita gente me pergunta: Mas Alessandra eu vejo você falar sobre LinkedIn mas não sei se consigo gostar e nem usar a plataforma. Como faço para ter a rede trabalhando a construção da minha presença e percepção da minha marca e branding pessoal nas redes? Como faço para aumentar a minha visibilidade e engajamento no LinkedIn?

A primeira coisa que você e todas as pessoas precisam entender é que se elas se limitarem dizendo que não vão gostar ou nem vão saber usar sem antes mexer na plataforma, nunca saberão como é e se será vantajoso para elas. Segundo, você só terá retorno daquilo que você executa, se você focar e planejar o resultado acontece.

Não é simplesmente pensar, “ah vou ter um LinkedIn e pronto” se você não souber como se posicionar e fazer com que cada ação sua seja responsiva para sua marca. É como sempre falo,

Não basta estar no LinkedIn, tem que saber COMO ESTAR NESTA REDE com ESTRATÉGIA e POSICIONAMENTO!

Antes você precisa saber que apesar de ter apenas 21 anos de história, o LinkedIn já é considerado uma rede social com grande potencial porém acreditem, desperdiçado por muitos. Para se ter uma ideia, a plataforma bateu a marca de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo esses, 70 milhões só aqui no Brasil.

O LinkedIn, maior rede social profissional, proporciona e contribui muito para o seu marketing pessoal, melhor networking, fortalece sua credibilidade profissional e procura melhorar a sua recolocação no mercado de trabalho se estiver atrás de emprego ou melhor colocação caso queira subir de cargo.

Então como se destacar no LinkedIn?

 Conheça a plataforma

Antes de qualquer ação você precisa conhecer a plataforma em si. Conhecer no sentido de história, o que ela irá te proporcionar, como irá usar, que objetivo terá dentro da rede e por ai vai. Procure saber mais sobre as mídias digitais que você procura utilizar porque daí, você não cai naquela de que “preciso estar em todas as redes sociais”. Você precisa mesmo é saber se ela será válida para você e seu trabalho.

Mas já de antemão, te falo que LinkedIn se tornou um dos principais caminhos de divulgação e presença onde tenho costumo visitar, ver, escrever, planejar conteúdos e procuro diariamente entender como ele funciona. Por isso, dê essa chance para ele e verá que não estou exagerando!

Preencha todos os campos obrigatórios

Segundo passo para um perfil campeão é preencher todos os dados que a plataforma pedir. Quanto mais atualizado, mais fácil das empresas e profissionais te procurarem e quererem fazer conexão com seu perfil, ou seja, com você e com isso, gerar negócios, parcerias, vendas e indicações.

O perfil que estiver completo tem mais chances de ser visto. Para você ter ideia, perfis otimizados de maneira estratégicas tem 21 vezes mais chances de conexões e 9 vezes mais visitas ao perfil.

Mantenha seu perfil atualizado

Não adianta nada você se cadastrar, preencher todos os campos, falar que tem LinkedIn se não: ATUALIZAR. Mantenha sempre atualizado os seus novos conhecimentos e habilidades. Fez um curso novo? Escreva lá. Realizou alguma ação interessante, apresente na plataforma. Se formou em alguma especialização? Avise a todos. Tem uma empresa no seu nome? Atualize seu endereço e informações para conexão.

Quanto mais atualizado, mais chance de fazer seu perfil ser campeão e você virar referência na sua área, fechar futuros contratos e subir de cargo dentro da empresa que trabalha.

Utilize fotos adequadas no perfil

Primeiro me responde uma pergunta: Você costuma aceitar em qualquer redes sociais, perfis sem imagens e descrição? Quero eu acreditar que não, eu mesma não costumo aceitar! Agora imagine uma plataforma considerada maior rede social profissional do mundo se dá certo manter seu perfil sem foto? Não mesmo. Perfil sem fotos pessoal não é e nem pode ser considerado perfil.

Acreditem, perfis com foto são 21 vezes mais vistos e se for sorrindo então você pode saltar 10 casas a seu favor. Nada de fotos cortadas, antigas ou em festas. Seja profissional e apresente um imagem desse jeito. Nem sempre precisa ser tão formal mas leve em consideração o meio de trabalho e seu marketing pessoal. Faça a opção por imagens neutras, no seu local de trabalho ou em contexto adequado.

Lembre-se, a primeira impressão é a que fica!

Não esqueça a foto da capa

Ainda falando em imagens, não esqueça do topo do LinkedIn. Ali é um dos pontos mais chamativos também onde você pode explorar sua marca, divulgar sua empresa, impactar e influenciar as pessoas. Aproveite esse campo para gerar negócios e conexões na rede.

Invista em um bom resumo

Assim como eu relatei sobre a questão de não ter foto, não existe perfil que gera visibilidade sem uma descrição do que você fez, faz e quais seus objetivos e propósitos dentro da plataforma também. Por isso, crie um bom resumo respondendo as essas perguntas como base:

  • Quem é você?

  • Qual sua trajetória e quais seus interesses profissionais?

  • Qual sua área de atuação?

  • O que te motiva?

  • Inclua informações de contato

E não esqueça, lembra que eu falei que são 1 bilhão de usuários que estão no LinkedIn? Então, pense em como você pode se diferenciar entre eles para ser encontrado no meio de tantos. Utilize palavras-chaves referentes a sua área e isso irá aumentar as chances do seu perfil ser bem buscado.

Se apresente para as suas novas conexões

Muitos que passam a usar o LinkedIn realizam todas as ações para sua ampla visibilidade perante as demais conexões. Até aí, tudo certo! Porém, o que muitos não fazem quando essas novas conexões começam a aparecer é manter um bom relacionamento.

Enviar ou agradecer um convite de uma nova conexão é uma das ações mais assertivas que você tem que realizar. Primeiro por uma questão de educação, segundo é interessante você ter esse diferencial na hora de se apresentar e terceiro, que quando você faz isso você reafirma a melhor maneira de manter um networking.

E tirando que não custa nada não é mesmo um obrigado por me aceitar, obrigado pelo convite, oi tudo bem vi que você é da mesma área que a minha posso me conectar contigo? Ação simples e de grande relação sociável.

Personalize sua URL

Tente manter seu perfil o mais único e de fácil acesso possível. Para isso segue mais uma recomendação: que tal dar uma personalizada no seu URL?

Realizando essa ação, você torna seu perfil algo de mais valor, autêntico e ainda, diferenciado entre os demais.

Nos dias de hoje, existem recrutadores e até workshops e cursos que pedem link de suas redes sociais principais para saber mais sobre você, então defina uma URL bem fácil e ao mesmo tempo profissional.

Faça parte de grupos da sua área

Seu objetivo não é conhecer novas pessoas e se conectar com elas de forma genuína e qualificada? Então, nada melhor do que criar oportunidades e fazer novos contatos dentro de grupos que o LinkedIn proporciona.

Não basta só entrar, você precisa gerar engajamento por lá também. Então interaja, converse, poste e participe das discussões que forem acontecendo dentro do grupo. Troque ideias e atraia pessoas por meio do sua experiência e conhecimento.

Publique, publique, publique

Como o subtítulo mesmo diz, para ter um perfil campeão você também precisa gerar conteúdos atrativos no seu LinkedIn e para isso, você precisa manter uma frequência de publicações e artigos pois isso irá aumentar sua influência e dar visibilidade em conquistar um perfil campeão e contatos interessantes.

Demonstre seus conhecimentos e experiências para o demais escrevendo artigos sobre o tema que domina, sobre suas experiências de vida e profissional, dando dicas que acredita ser interessante e importante e por aí vai.

Sempre haverá pessoas interessadas em ler e ouvir o que você tem a dizer. Não se esqueça disso!

Por isso, publique, publique, publique! Mas de forma intencional, com estratégia, posicionamento e diferenciação!

Leia mais: 7 motivos que me fizeram começar a escrever no LinkedIn e ter uma marca pessoal reconhecida

Se relacione

Assim que você escrever um artigo ou começar a se posicionar, vai começar a ganhar visibilidade com comentários, curtidas e compartilhamentos. Quando isso acontecer curta e agradeça os comentários que deixarem para você. E não se relacione só no seu perfil. Estamos falando de redes sociais, logo que tal dar uma olhada em outros perfis e interagir com as suas conexões?

Curta artigos deles também, deixar comentários inteligentes nas publicações e com isso, fortalecer e ampliar a sua marca dentro do LinkedIn.

Se relacione. Ninguém gosta de falar sozinho não é mesmo? Por isso, não faça com os outros o que não queira que façam com você. Lembre-se disso.

Espero ter ajudado você a construir um perfil campeão e ainda, transformar a sua imagem positiva e de referência dentro dessa plataforma que só faz crescer em acesso.

 

E ai, o que achou do conteúdo? Te ajudou de alguma forma?

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